in

Quem é Jesus?

Este evangelho foi um dos últimos livros do Novo Testamento a ser escrito

que-e-jesus

Esta manhã estamos começando estudos no Evangelho segundo João. Este evangelho foi escrito pelo discípulo de quem foi dito: “Jesus o amou”. João foi o mais íntimo de nosso Senhor durante os dias de seu ministério, então isso constitui um evangelho muito importante.

Em setembro de 1950, cheguei a essa área, para o que então se chamava Peninsula Bible Fellowship, para começar um ministério, depois de três meses de viagem e companhia íntima com o Dr. H. A. Ironside. O Dr. Ironside (que era freqüentemente chamado de “O Apóstolo do Fundamentalismo”) era bem conhecido como um grande professor da Bíblia. Ele foi pastor por dezoito anos na Moody Memorial Church, em Chicago. Eu o admirava por muito tempo como modelo de pregação expositiva.

Foi um grande privilégio ter o Dr. Ironside por três meses. Foi uma época fascinante para mim. Porque ele estava quase cego com catarata em ambos os olhos, eu era sua companheira constante. Eu era seu motorista, sua secretária e sua companheira. Nós vivemos, comemos, sangramos e morremos juntos por três meses. Porque eu era jovem, eu o ouvia com grande interesse e observava tudo o que ele fazia. Eu vi seus grandes pontos fortes como professor da Bíblia. Eu vi seu calor e compaixão como um ser humano, e vi algumas fraquezas. Embora tudo isso tenha acontecido trinta e três anos atrás, nunca me esqueci de nenhum dos eventos daqueles três meses. Ele fez uma impressão inesquecível em mim. Como diz o ditado. “Eu poderia escrever um livro.”

No entanto, é uma ilustração fraca e muito fraca que é do tremendo impacto feito no Apóstolo João por três anos e meio de íntima companhia com Jesus de Nazaré. João era um homem idoso quando escreveu esse evangelho. O melhor que podemos dizer, ele escreveu da cidade de Éfeso, onde se estabeleceu após a destruição do templo em Jerusalém em 70 dC, a fim de orientar e dirigir a comunidade cristã naquele grande centro romano. Ele escreveu isso, provavelmente, no final do primeiro século. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas já haviam sido escritos e amplamente divulgados entre os primeiros cristãos. Todas as cartas de Paulo haviam sido escritas, assim como todas as cartas de Pedro.

Este evangelho foi um dos últimos livros do Novo Testamento a ser escrito. Por ter chegado tão tarde, muitos sentiram que John talvez tivesse esquecido alguns detalhes das coisas que aconteceram com ele. Ele não refaz muitos dos eventos registrados nos chamados evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas. (Essa palavra, sinótica, significa “ver juntos”. Esses evangelhos abrangem praticamente o mesmo material de pontos de vista ligeiramente diferentes.) Mas o evangelho de João é diferente. O próprio João nos disse (no capítulo 20, versículos 30-31), por que ele escreveu esse evangelho:

Agora Jesus fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, que não estão escritos neste livro; mas estes [sinais] estão escritos para que você possa crer que Jesus é o Cristo [o Messias] e o Filho de Deus [uma pessoa humana divina] e que crer em você pode ter vida em seu nome. (João 20: 30-31 RSV)

É claro que o método de João é a seleção, e seu propósito é a regeneração: a vida em nome de Jesus; Real vital, emocionante, convincente, satisfazendo, satisfazendo a vida, o que Jesus quis dizer quando disse: “Eu vim para que você possa ter vida e que você possa ter mais abundantemente.”

Embora John tenha permitido que passassem talvez quarenta ou cinquenta anos desde os eventos que ele registra aqui, não obstante, devemos lembrar que ele está recontando essa história quase todos os dias durante todos esses anos. Ele foi, naturalmente, ajudado pela promessa de Jesus de que quando o Espírito viesse, “Ele tomaria das coisas de Cristo e as traria à sua lembrança” (João 14:26). Os apóstolos não apenas tinham suas memórias vívidas, mas tinham a ajuda do Espírito para relembrar o que Jesus havia dito em ocasiões específicas, e meditavam muitas horas longas sobre esses eventos. Talvez seja por isso que John poderia acrescentar percepções e interpretações às suas contas que os outros não incluem. Tudo isso foi queimado nas memórias dos apóstolos por essa constante recitação do que havia acontecido. Ao longo dos anos, eles nunca esqueceram o que Jesus disse e fez.

João começa seu evangelho com uma introdução de dezoito versos, cujo tema é a pergunta: “Quem é Jesus – realmente?” De onde ele veio? O que é representado na notável manifestação que foi a vida de Jesus de Nazaré? Este prólogo contém um resumo das mais profundas convicções de João sobre o nosso Senhor. Centra-se no fato central da fé cristã: o cristianismo não é uma filosofia; é sobre uma pessoa, e essa pessoa é central para toda a fé cristã. Tirar Jesus do cristianismo seria como tirar números da matemática, como tirar os médicos da medicina ou tentar pensar na luz do dia sem o sol. Jesus é absolutamente central para a fé cristã. É isso que constitui o cristianismo como uma religião única. Todas as outras grandes religiões da terra centram-se no ensino, nas idéias, as filosofias que são representadas nelas, mas não o cristianismo. Centra-se em uma pessoa maravilhosa, bonita, notável e surpreendente.

Jesus foi facilmente o personagem mais radical, revolucionário e verdadeiramente revolucionário que já apareceu na história humana. Mais livros foram escritos sobre Jesus do que qualquer outra figura do passado. Mais músicas foram compostas, mais fotos foram pintadas, mais drama foi escrito sobre Jesus do que qualquer outra pessoa.

Você já se perguntou por quê? Por que os seres humanos nunca puderam esquecer Jesus de Nazaré? Por que ele não desaparece no passado sombrio como os outros têm? Não passamos tanto tempo com Alexandre, o Grande, ou com Júlio César, ou com outros grandes líderes. Nós ainda sabemos quem eles são, mas não gastamos todo esse foco de interesse e atenção neles. Mas Jesus parece tão grande em nossa sociedade como se ele fosse contemporâneo conosco. Por que é que? Por que ele é a personalidade mais poderosa que já apareceu neste planeta?

É isso que João está respondendo por nós neste prólogo de seu evangelho: quem é Jesus? Vamos levar apenas os primeiros quatro versículos deste evangelho esta manhã, mas nesses versículos, João apresenta três razões pelas quais essa memorável e espantosa recordação de Cristo persiste na terra: é por causa de quem Jesus era. A primeira razão que ele coloca de forma muito franca e inequívoca: Jesus é Deus! João 1: 1-4:

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus; todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito foi feito. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. (João 1: 1-4 RSV)

Lembre-se, isso não foi escrito sobre algum místico, divino estar em algum lugar no céu. Isso foi escrito para descrever a identidade de um homem que uma vez andou nesta terra, que viveu e respirou como nós. João conhecia esse homem intimamente. Ele comeu com ele e dormiu com ele ao ar livre; Tocou-o e lidou com ele, ouviu-o e seguiu-o. Estas são as conclusões notáveis ​​para as quais João veio como ele pensou sobre a vida, a morte e a ressurreição daquele homem notável.

A primeira coisa que João quer que entendamos é que Jesus era Deus. Primeiro, ele era a Palavra de Deus: No princípio era a Palavra. “A” Palavra “aqui é a palavra grega, logos,o que significa o mesmo que a nossa palavra, WORD. O que é uma palavra, afinal? Uma palavra é uma expressão audível ou visual de um pensamento. Os pensamentos são incomunicáveis ​​até serem colocados em palavras. Várias vezes a Escritura pergunta. “Quem conheceu a mente do Senhor?” A resposta é ninguém.” Ninguém sabe o que Deus pensa até que ele nos diga. De fato, poderíamos também perguntar: “Quem conhece sua mente?” até você expressar isso em palavras. Quem conheceu meus pensamentos? Estou tentando transmitir a você hoje os pensamentos que estão em minha mente, e o único meio que tenho são palavras. Você está ouvindo o que eu estou tentando dizer, então você está pensando meus pensamentos porque minhas palavras moldam e formam o significado delas. É isso que João quer dizer aqui. Quando Jesus estava entre nós como homem, ele expressou o que estava acontecendo na mente de Deus. Ele nos contou os pensamentos de Deus. Ele foi o pronunciamento de Deus na terra, revelando-nos o que Paulo chama “aquela sabedoria secreta e oculta de Deus” (1 Coríntios 2: 7). O que Deus pensa é realidade; é isso que finalmente vem a ser. Deus pensou em uma terra e ela surgiu. Deus pensou em um universo e surgiu em ser. Deus pensou em tudo que vemos ao nosso redor – até nós mesmos – e nós viemos a existir. Então, o que existe são os pensamentos de Deus. Isso é definitivo; isso está por trás de tudo. Jesus veio para nos revelar isso e transmiti-lo em palavras que não podemos confundir. Deus pensou em uma terra e ela surgiu. Deus pensou em um universo e surgiu em ser. Deus pensou em tudo que vemos ao nosso redor – até nós mesmos – e nós viemos a existir. Então, o que existe são os pensamentos de Deus. Isso é definitivo; isso está por trás de tudo. Jesus veio para nos revelar isso e transmiti-lo em palavras que não podemos confundir. Deus pensou em uma terra e ela surgiu. Deus pensou em um universo e surgiu em ser. Deus pensou em tudo que vemos ao nosso redor – até nós mesmos – e nós viemos a existir. Então, o que existe são os pensamentos de Deus. Isso é definitivo; isso está por trás de tudo. Jesus veio para nos revelar isso e transmiti-lo em palavras que não podemos confundir.

Além disso, essa Palavra é desde o início : “No princípio era a Palavra”. O começo de quê? Bem, o começo de tudo. Em outras palavras, esta Palavra de Deus era eterna; sempre existiu. Não foi chamado Jesus antes dele vir como homem. A Palavra, então, foi chamada de outros nomes no Antigo Testamento. Você descobrirá que ele é chamado de “O Anjo do Senhor” ou, às vezes, simplesmente “o Filho”. Jesus era o Filho de Deus antes de vir para a terra.

Nós não temos nenhuma história antes de virmos para a terra, mas Jesus fez. Ele poderia se lembrar, talvez, das vezes em que esteve com o Pai antes de o universo começar. Nós não podemos fazer isso. Eu me lembro como um garoto desejando ter estado vivo durante alguns dos eventos emocionantes da Primeira Guerra Mundial, mas tudo acabou antes de eu aparecer. Alguns de vocês, jovens, gostariam que você estivesse por perto enquanto assistiam a eventos emocionantes se desenrolando recentemente na série The Winds of War na televisão. Mas Jesus teve uma história antes de vir à Terra e João nos diz que era a Palavra. No livro de Hebreus, lemos: “Em muitos e de vários modos Deus falou de antigamente a nossos pais pelos profetas; mas nestes últimos dias ele nos falou por meio de um Filho” (Hebreus 1: 1-2a). Jesus é o eterno Filho, a Palavra eterna.

Mas mais que isso, João diz que aquela Palavra estava com Deus. É aí que surge um problema. Isso significa que a Palavra é distinta do Pai; duas pessoas separadas, mas tão próximas que a Palavra estava intimamente envolvida com o Pai, de modo que seus pensamentos, seus significados e seus propósitos eram um só. Foi o que o próprio Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um” (João 10:30). Ele não significa um e o mesmo. Alguns estão confusos sobre isso. Eles dizem: “Como poderia Jesus ser Deus e o Pai ser Deus? Como poderia o Filho ser seu próprio Pai?” Isso é porque as pessoas pensam que uma significa uma e a mesma. Mas eles não são, eles são duas pessoas separadas. Quando você pensa em pessoas nesse sentido, não pense em corpos. Corpos não são essenciais para as pessoas. Há provavelmente mil pessoas nesta sala. Felizmente todos vocês trouxeram seus corpos para que possamos vê-lo. Mas você pode estar aqui totalmente, seja quem for, sem um corpo, porque sua natureza essencial não é seu corpo, mas você. Pessoas são basicamente espíritos. João declara aqui que o Filho eterno, Jesus, era uma pessoa, e o Pai era uma pessoa, e eles eram um em propósito e ação.

Finalmente, João faz a declaração direta: “E essa Palavra era Deus”. Nenhuma dúvida sobre isso! As Testemunhas de Jeová e os Unitaristas negam essa grande verdade de que Jesus era Deus. Mas não há outra tradução dessa afirmação possível sem violar as leis da gramática grega e as declarações teológicas de outras Escrituras. Se dissermos, como as Testemunhas de Jeová querem que digamos: “Jesus era um Deus”, então estamos introduzindo todo o domínio do politeísmo, múltiplos deuses. Mas se há apenas um Deus e Jesus era um Deus, então ele era o Deus. É isso que João afirma logo no início do seu evangelho.

Eu reconheço que isso é difícil de entender. Na semana passada, juntamente com vários outros líderes evangélicos, encontrei-me em Los Angeles com onze dos principais rabinos deste país, homens de Washington, Nova York e Chicago, a liderança das congregações judaicas reformadas. Nós nos encontramos precisamente com o propósito de discutir os diferentes pontos de vista que judeus e cristãos têm e como nos entreolhamos. Foi uma reunião calorosa e amigável. Acabamos com um tremendo desejo de continuar essas conversas exploratórias.

Mas quando começamos, um dos rabinos leu uma declaração de doutrinas cristãs e nos pediu que declarássemos se concordávamos ou não com eles. Quando ele chegou ao que declarou: “Acreditamos que Deus existe como três pessoas em um”, ele disse, “tenho certeza de que você entende que nós diferiríamos muito com você nesse ponto”. Isso foi provavelmente o eufemismo do dia! Eu entendi isso. Judeus, muçulmanos e cristãos acreditam que existe apenas um Deus. Em que compartilhamos uma singularidade entre as religiões do mundo. Os hindus acreditam em muitos deuses, os budistas acreditam que não há deus, que o homem é seu próprio deus; mas cristãos, judeus e muçulmanos acreditam que existe apenas um Deus. No entanto, quando a definição cristã desse único Deus é dada, inclui três pessoas.

Os judeus negam isso. Eles dizem que há apenas uma pessoa na divindade, e que é o pai sozinho. Mas, por causa do testemunho da Escritura, a evidência da vida de Jesus, e até mesmo declarações dentro do Antigo Testamento, os cristãos passaram a entender que Deus está revelando uma complexidade em sua personalidade – que ele existe como três Pessoas, compartilhando a mesma essência divina, para que haja um só Deus, mas três pessoas o constituem. Assim, no primeiro capítulo da Bíblia, Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem” (Gênesis 1:26). Uma pluralidade é claramente indicada desde o início. É aqui que nos diferenciamos dos judeus. É difícil, eu sei, entender isso. Nós não temos muito a nos ajudar.

Lembro-me da história da mãe que passava a ferro enquanto o filho pequeno desenhava. A mãe perguntou-lhe: “O que você está desenhando?” Ele disse: “Estou desenhando uma imagem de Deus”. Ela disse: “Como você pode fazer isso? Ninguém sabe como Deus se parece”. Ele disse: “Eles vão quando eu passar!”

Muitos tentaram desenhar uma imagem de Deus para ajudar as pessoas a entenderem a Trindade. Trinity é realmente uma maneira breve de dizer tri-unity, três-em-um. Eu não tenho tempo para falar sobre isso esta manhã, a não ser para dizer que acredito com todo o meu coração que essa imagem de Deus não é apenas estampada em nós – que nós também somos tri-unidades – mas que está estampado em tudo no universo ao nosso redor; que o tempo, o espaço e a matéria podem ser todos demonstrados como constituídos de três divisões, cada uma das quais inclui a totalidade das outras. Isso é o que é uma tri-unidade. Bem, chega disso.

João diz sem dúvida que Jesus é Deus. Então João declara que Jesus é o Criador de todas as coisas. Isso explica a personalidade estranha e notável de Jesus. Ele é o originador de todas as coisas: “Ele estava no princípio com Deus; todas as coisas foram feitas por ele. E sem ele nada do que foi feito foi feito”. Oito vezes no capítulo de abertura do Gênesis, diz. “E Deus disse.” Deus disse: “Haja luz e houve luz” (Gênesis 1: 3); Deus disse: “Haja um firmamento entre os céus e a terra e houve” (Gênesis 1: 6); Deus disse: “Que a terra produza árvores e vegetação” (Gênesis 1:11), e estas surgiram. A Palavra, o Filho de Deus, estava falando em ser o que o Pai havia projetado naquela mente maravilhosa dele.

Qualquer cientista que estuda no reino natural fica sempre surpreso quando vê a complexidade da vida, a maravilhosa simetria das coisas, o que está por trás de toda a matéria visível, as moléculas, o átomo, a constituição de uma flor ou de uma Estrela. A ordem óbvia, o design e a simetria de tudo é surpreendente; É maravilhoso.

Todos nós nos perguntamos o que vimos através de algumas das descobertas da ciência. Tudo isso estava no pensamento de Deus, mas nunca teria sido expresso até que o Filho dissesse; ele falou e essas coisas vieram a existir. Então esse homem incrível, Jesus de Nazaré, no mistério do seu ser. não era apenas um ser humano aqui na terra conosco, diz John, mas foi Aquele que falou o universo à existência no começo. Ele entende isso; ele sabe como funciona; ele é capaz de dirigi-lo, guardá-lo e guiá-lo. Ele falou isso em ser.

Além disso, diz João, Jesus sustenta: “Sem ele nada do que foi feito foi feito”. Ele é essencial para isso; ele é o que o mantém e o mantém em existência. Eu sempre fui fascinado pelo grande acelerador linear que corre para as montanhas da Universidade de Stanford. Você atravessa quase sem pensar quando você dirige a Highway 280 para San Francisco. Este acelerador linear é um grande destruidor de átomos, que recebe energia que é desenvolvida no início desse grande túnel e aumenta sua velocidade constantemente até se aproximar da velocidade da luz para que as partículas de energia se colidam com um alvo de um átomo no final. . Por que é preciso muito poder para liberar o que está em um átomo para que os cientistas possam investigar os elétrons, os prótons e outras partículas que compõem esse átomo? Por que é preciso tanto poder para desmembrá-lo? A ciência há muito faz essa pergunta, mas não conseguiu responder. Existe uma força que eles não podem descrever ou entender que mantém todas as coisas juntas.

O apóstolo Paulo nos diz em Colossenses o que é essa força: “Ele [Jesus] mantém todas as coisas juntas” (Colossenses 1:17). Hebreus diz: “Ele [Jesus] está sustentando o universo pela palavra de seu poder” (Hebreus 1: 3). É por isso que não podemos nos esquecer de Jesus: estamos reunidos aqui esta manhã por sua palavra e seu poder. É por isso que não desmoronamos e explodimos em pedacinhos. Algo nos mantém juntos, e isso é dele.

A terceira coisa que João diz é que Jesus é o originador de duas coisas tremendamente essenciais de que precisamos: “Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens”. A contribuição que Jesus faz para nós é a nossa própria vida.

O que é a vida? Todo mundo sente a diferença entre a vida e a morte. Um cientista pode analisar quais elementos compõem uma substância viva, mas quando ele coloca tudo junto, não tem vida. Os elementos estão lá, a química está lá, mas algo está faltando. Não vai crescer; não se desenvolverá; não está vivo. O que é a vida? Ninguém sabe. Mais uma vez, a vida é um dos grandes mistérios. Mas o que a Palavra declara para nós e o que toda ciência está ocupada tentando demonstrar é que Deus é a única fonte de vida; Jesus é vida! Plantas têm vida; ele deu a eles. Os animais têm uma forma de vida mais alta; ele deu a eles. Os homens ainda têm uma forma mais elevada de vida, e ele é a fonte disso. Assim, não podemos escapar dele, não podemos esquecê-lo. Jesus está no começo e no fim de toda vida humana.

Mais do que isso, quando a vida é dada, vem a luz. A luz aqui é um símbolo do conhecimento, da compreensão da verdade. Você e eu podemos ir à escola e aprender porque temos vida humana, mas Jesus fala de uma vida eterna, um nível superior, uma vida sobrenatural, uma vida que não morre. João declara em sua carta: “Aquele que tem o Filho tem esse tipo de vida, e aquele que não tem o Filho não tem esse tipo de vida” (1 João 5:12). Então a vida eterna vem somente de Cristo. Quando você tem vida com ele, também tem a possibilidade de luz. É por isso que não há possibilidade de compreender o mundo e o universo em que vivemos sem a vida eterna do Filho de Deus.

Em todos os lugares nas Escrituras, somos convidados a buscar o conhecimento e descobrir o que está ao nosso redor em todos os excitantes mistérios que Deus ocultou na vida. Podemos buscar ciência, medicina, arte, literatura e política, e tudo o que é certo. Mas há algo mais. Se isso é tudo o que temos, a vida nesse nível é estreita, confusa e limitada, e nunca podemos entender o que realmente está acontecendo. É somente quando chegamos ao nível da luz divina, entendendo como está nas Escrituras, vindo dos lábios de Jesus, que começamos a juntar todas as peças. Só então podemos ver quem somos, por que estamos aqui e obter as respostas para todos os enigmas e enigmas da vida.

Então, quando João introduz o seu evangelho, ele quer que entendamos isto: aquele sobre o qual ele vai falar, esse homem incrível de Nazaré, é o próprio Deus de alguma forma se tornar um homem. Ele é o Criador se tornando parte de sua criação, o Originador da vida e da sabedoria que de alguma forma se limitou a aprender como uma criancinha, crescendo e compartilhando conosco na busca pela verdade, e, finalmente, manifestando a plenitude dela em seu poder ressuscitado. Este é Aquele que está no centro da nossa fé. É por isso que não podemos esquecer de Jesus. Todo ser humano, mais cedo ou mais tarde, deve lidar com Jesus de Nazaré. Ele é a crise suprema em toda vida humana.

O que está acontecendo?

O que está acontecendo?

O Segredo da Humildade

O Segredo da Humildade