in

O Segredo da Humildade

Quando as pessoas estão brigando, o caminho para a paz é buscar a humildade.

O Segredo da Humildade

Agora chegamos ao que eu acho que é a passagem mais surpreendente em todas as Escrituras. Esta passagem sobre a glorificação de nosso Senhor Jesus é o Monte. Everest entre os cumes das montanhas da revelação sobre a Pessoa de Cristo, a incrível história de como o eterno Filho de Deus saiu da eternidade para o tempo, e se tornou um homem como Deus pretendia que o homem fosse. Estes poucos versos curtos nesta pequena carta simples escrita aos crentes em Filipos, a muitos quilómetros de Roma, captam algumas das verdades mais surpreendentes que alguma vez confrontaram as mentes dos homens.

É uma passagem surpreendente, mas acho que há uma tentação ao estudá-la para esquecer seu contexto, removê-lo de seu contexto e tratá-lo como uma passagem sobre a Teologia Sistemática ou Cristologia. Nunca devemos esquecer que esta passagem é contra o pano de fundo de duas senhoras brigando na igreja em Filipos. Essa briga estava ameaçando destruir a unidade de toda a igreja. O apóstolo já deixou claro nesta carta que o segredo de manter a unidade é a humildade. Onde quer que haja contenciosidade, é uma revelação da presença do orgulho. O orgulho de uma única vida individual, de uma família, de uma igreja, de um governo ou de uma nação inteira, sempre destrói, divide, coloca uma pessoa contra outra, perpetua conflitos, rompe casamentos e parcerias e uniões de todo tipo.

Quando as pessoas estão brigando, o caminho para a paz é buscar a humildade, em vez de avaliar argumentos e pesar um contra o outro, porque quando fazemos isso nos deparamos com valores relativos que são tão subjetivos que é impossível chegar a uma conclusão. A maneira de resolver um argumento é buscar humildade em cada parte. A questão que vem à mente é, como fazemos isso? Quando os ânimos estão quentes, as paixões são despertadas e a paciência é tensa, como você pode levar as pessoas a se acalmarem e começar a pensar em uma atitude humilde? Como você sufoca o aumento do orgulho em um coração humano? Como você detém a vontade de se defender e a teimosa insistência do que chamamos de nossos “direitos”? Isso soa familiar, não é? A resposta está nesta maravilhosa passagem concernente a Cristo.

Comecemos por reconhecer que a resposta só é possível aos cristãos. Quando os não-cristãos brigam, tudo o que é possível é um compromisso, que é realmente uma maneira de perpetuar o orgulho em um nível acordado, o que chamamos de “face salvadora”. Isso é o máximo que você pode esperar daqueles em quem o Espírito de Cristo não habita, mas com os cristãos é possível ter paz. Eu gostaria de tocar as mudanças nessa nota se eu puder, porque eu penso tantas vezes em nossas vidas cristãs que estamos tão contentes em aceitar um compromisso, que nada mais é do que o melhor que o mundo pode alcançar em desacordos.

Os cristãos podem alcançar a paz – não apenas uma trégua, uma guerra fria ou um acordo estabelecido, mas a paz, que é um sentimento mútuo de transgressão. Mutual- você conseguiu essa palavra? Cada pessoa reconhecendo que contribuiu para isso e enterrando o passado no perdão. O resultado é uma sensação mais profunda de aceitação do que nunca. Quando chegamos a este ponto, a discussão realmente ajuda a unidade em vez de destruí-la. Isso resultará em uma compreensão e um amor mais profundos do que antes. É isso que o apóstolo está querendo por estas duas senhoras em Filipos e aquelas na igreja que estavam tomando partido delas.

O segredo dessa unidade estabelecido no versículo 5 é um certo conjunto de mentes. Eu acho que “disposição” seria uma palavra melhor para usar aqui. “Tende disposição entre vós que tendes em Cristo Jesus.” Tenha essa mentalidade, ou como a versão King James diz: “Deixe esta mente estar em você, que também estava em Cristo Jesus. Ele não diz orgulhosamente imitar a Cristo. É um erro dizer que o cristianismo está imitando a vida de Deus.” Cristo: Se isso é o melhor que podemos fazer, é um substituto barato, não é imitar a Cristo, seguir o Seu exemplo, ou tentar ser como Ele. A palavra do apóstolo é: “Deixe a sua mente estar em você”. Vamos ver isso mais de perto, mas antes que possamos nos apegar a isso, devemos ver o que é a mente de Cristo.

Há muitas maneiras de dividir essa passagem. Poderíamos examiná-lo teologicamente, poderíamos dividi-lo nos vários passos que o Senhor deu. Mas quero mantê-lo no contexto e abordá-lo da maneira mais simples possível. Vamos ver de duas maneiras, primeiro o processo de paz e depois a experiência de paz em nossas vidas. O processo é apresentado nos versículos 6-11:

“… que, embora estivesse na forma de Deus, não considerava a igualdade com Deus algo a ser apreendido, mas esvaziava-se, assumindo a forma de servo, nascendo à semelhança dos homens. E sendo encontrado em forma humana ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte, e até a morte na cruz.Portanto, Deus o exaltou muito e lhe concedeu o nome que está acima de todo nome, para que em nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu e no terra e debaixo da terra, e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai “.

Agora na passagem você vê que entramos no reino da história. Não podemos esperar compreender tudo o que está envolvido nessas palavras maravilhosas. É isso que Paulo, mais tarde escrevendo a Timóteo, chama de “mistério da piedade”, como Deus se manifestou na carne, foi visto entre os homens e pregado entre as nações. Mas três coisas são muito claras nesta passagem, três passos que são evidentes na pregação e nas ações do Senhor Jesus. 

O primeiro é que ele desistiu do direito aos seus direitos. Ele não desistiu de seus direitos – ele não podia fazer isso -, mas desistiu do direito de usufruir desses direitos. E que direitos eles eram! Paulo diz que ele existia na forma de Deus e era igual a Deus. Isso não significa igualdade com Deus o Pai, mas que ele era igual a todos os membros da Trindade na expressão da natureza e essência de Deus, e existia na exata forma de Deus. 

Infelizmente, em nossa linguagem humana, essa palavra “forma” para nossas mentes sempre traz consigo a idéia de forma, de modo que perguntamos de que maneira Jesus manifestou a forma de Deus. Isso não é de todo o pensamento do grego. A forma da palavra expressa a natureza essencial. Chegamos mais perto quando dizemos de algum atleta: “Meu, ele estava em boa forma hoje”. Queremos dizer que sua ação exterior foi uma expressão perfeita de sua capacidade interior. Ele exibia externamente essa capacidade de coordenação atlética que era intrinsecamente inerente. O Senhor Jesus foi a expressão de toda a eternidade da plenitude da natureza de Deus, seja lá o que for. Ele sempre existiu nessa forma e, portanto, era igual a Deus.

Você se lembra como João diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus; todas as coisas foram feitas através dele, e sem ele nada foi feito.” foi feito.” Quem pode questionar isso como uma declaração da plenitude da Deidade? Em Colossenses, Paulo diz: “Porque nele toda a plenitude da divindade habita corporalmente”. E o escritor de Hebreus começa aquela grande carta com uma expressão similar. que ele era a imagem expressa da substância de Deus, que ele tinha a própria marca da natureza de Deus sobre o seu ser, “sustentando o universo por sua palavra de poder”. 

O que nos mantém juntos enquanto nos sentamos aqui esta manhã? Nossa pele? Isso ajuda. Mas o que mantém a nossa pele unida? O que mantém os átomos juntos? Qual é esse poder estranho na base de toda a matéria que neutraliza a ação centrífuga dos elétrons e prótons giratórios e mantém tudo junto? O escritor de Hebreus diz que é Cristo. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Paulo concorda, escrevendo em Colossenses: “Ele é antes de todas as coisas e nele todas as coisas mantêm-se unidas”. Você pode ver como Paulo estava certo ao falar aos atenienses em Mars Hill, a capital intelectual do mundo antigo, dizendo-lhes: “Nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser”, todos, sem exceção. Todas essas referências juntas concordam que em Jesus Cristo havia a plenitude de tudo o que Deus é, totalmente manifestado e visível.

Mas, tendo tudo isso, continua o argumento, ele não contava que todas essas coisas deviam ser mantidas a todo custo, mas ele se esvaziava. Ele não se esvaziou de sua divindade – ele não podia fazer isso, assim como não poderíamos nos esvaziar de nossa humanidade, por mais que tentássemos, porque somos humanos, e tudo o que fazemos é uma expressão de nossa humanidade. Quando Jesus entrou neste mundo, saindo da eternidade para o tempo, ele não pôde se esvaziar de sua Deidade. Isso precisa ficar claro. O que ele podia e fazia era esvaziar-se de cada expressão da Divindade. Ele não veio para manifestar como Deus era. Ele veio para nos mostrar o que o homem deveria ser. Ele não desistiu de seus direitos como Deus. Ele desistiu de seu direito de desfrutar dos direitos de Deus. 

Começou em sua mente com esse pensamento, diz Paul, que o prazer dessas coisas não é o mais importante para mim. Em outras palavras, ele não insistiu em seus direitos, mas deixou de lado o direito de ter seus direitos e se esvaziou. É aqui que a humildade começa – a disposição de deixar de lado o direito de desfrutar dos nossos direitos. O pensamento foi seguido por sua ação. A escritura usa este termo muito expressivo “, esvaziou-se.” Ele se derramou, como pegar um balde e derramar seu conteúdo para que não haja mais nada dentro. Ele derramou todo o direito que ele tinha para aproveitar a vida como Deus. 

Você pergunta, e as vezes em que ele andou sobre a água, quando ele transformou água em vinho, abriu os olhos do cego e ressuscitou os mortos? Então ele não estava manifestando o poder de Deus? Esse não era seu poder inerente como Deus, mas o Pai trabalhando através dele como homem. Ele não veio para se comportar como Deus. Ele veio para nos mostrar como Deus agiria através de um homem, para nos mostrar o homem como Deus pretendia que o homem fosse. Ele veio para nos mostrar que o segredo da vida do homem é a dependência completa de um Deus que habita em nós. 

Ele se tornou um homem, e nunca uma vez ele deu um passo nos trinta e três anos de sua vida na terra, jamais proferiu uma palavra ou realizou um ato de qualquer tipo em sua própria Deidade inerente, mas em dependência única e ininterrupta. o Pai que habita. Ele mesmo disse, “..o Filho não pode fazer nada por si mesmo, mas somente o que ele vê fazendo o Pai”, e “Você não acredita que eu estou no Pai e no Pai em mim? As palavras que eu Digo-lhes que não falo por minha própria autoridade, mas o Pai que habita em mim faz as suas obras. Acredita em mim que estou no Pai e no Pai em mim. Isso é o que um homem deve ser, completamente disponível para um Deus que habita em nós. Isso é o que ele veio nos mostrar.

Mas mesmo isso não é suficiente. Este é apenas o primeiro passo. Se tudo o que Jesus fez era demonstrar tudo o que o homem deveria ser, teríamos um exemplo perfeito, mas não estaríamos nem um pouco mais perto de sermos nós mesmos. Teríamos aprendido como deveríamos viver, mas teríamos sido totalmente incapazes de fazê-lo. Eu adoro ouvir gravações de Jascha Heifetz tocando violino. Eu nunca ouvi um homem fazer tanto com dez dedos. Parece que ele tem vinte e cinco. Mas embora eu tenha ouvido muitas vezes, isso não me ajudou nem um pouco com o violino. Se qualquer coisa, o exemplo só me deprime. 

Jesus Cristo nunca teria resolvido brigas de homens e trazido homens à paz, se a única coisa que ele fez foi renunciar ao seu direito de ser ele mesmo e vir a este mundo e viver como um homem totalmente dependente do Pai durante todo o seu ministério terreno. Não teria ajudado, apenas nos desencorajou. Deu outro passo. Nós lemos, “sendo encontrado em forma humana, ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte”.

Seguindo o passo da renúncia, vem a humilhação. Ele não apenas desistiu do direito de desfrutar de seus direitos, como também assumiu toda a indignidade, a lesão e a mágoa, toda a rejeição de um mundo descrente, sem queixas. Essa é a chave sem reclamar. Ele foi obediente até a morte, nos dizem. Ele é o único homem que já viveu que não teve que morrer. Ele disse assim de si mesmo: “Deixo minha vida de mim mesma e a pego de novo”. E apesar de ter sido pregado numa cruz e ter se entregado à morte, ele nunca teve que morrer. Ele voluntariamente desistiu de sua vida. Ninguém poderia tirar sua vida, mas ele se tornou obediente até a morte. 

Ele viveu sob uma sombra toda a sua vida. Ele foi mal interpretado e contrariado por seus entes queridos todos os dias de sua infância. Ele viveu sob a constante insinuação de que ele era um filho ilegítimo. Quando ele chegou ao fim de seu ministério, ele foi abandonado por seus amigos, traídos por seus próprios discípulos, entregues a cuspir e zombar e à terrível flagelação romana. A maior indignidade veio quando ele foi despido e pregado numa cruz para morrer como um criminoso comum, um pária da sociedade, como disse Paulo, “até a morte numa cruz”.

Lembre-se disso, Paulo escreve para seus amigos em Filipos. Lembre-se disso quando você se sentir auto-afirmativo e tentado a se afastar dos outros e romper os laços de comunhão. Lembre-se disso! Lembre-se de que, com a renúncia, surge a disposição de se machucar, tolerar insultos, aceitar o custo do ato errado de outra pessoa. Este é o lugar para o qual o Senhor Jesus veio, e o surpreendente é que o lugar mais baixo para o qual ele veio é o lugar para você e eu começarmos. A morte na cruz é onde nós pertencemos, o lugar para o qual ele veio.

O terceiro passo segue inevitavelmente os dois primeiros: a exaltação.

“Portanto, Deus” (veja você, Jesus faz os dois primeiros; Deus faz o terceiro) o exaltou muito e conferiu-lhe o nome que está acima de todo nome, que ao nome de Jesus todo joelho se dobrará, no céu e na terra e debaixo da terra, e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai “.

Nosso Senhor Jesus recebeu em sua ressurreição e ascensão aquele nome que está acima de qualquer outro nome que já tenha sido dado no céu e na terra. Qual é esse nome? Todo judeu lendo isso saberia imediatamente o que Paulo quis dizer, porque nas escrituras judaicas havia um nome que nunca foi pronunciado. Eles o chamavam de Inefável Tetragrama. Inefável significa indescritível, impronunciável. Tetragrama significa quatro letras, YHWH. Era o nome acima de todos os outros, e eles substituíram outro nome quando chegaram a ele nas escrituras. É o nome que chamamos de “Jeová”. É traduzido como “Senhor” em nossas versões em inglês do Novo Testamento. Isso é exatamente o que Paulo diz sobre ele: “e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor”. 

Agora o que o Senhor quer dizer? Senhor significa que ele tem o direito de tudo que ele pesquisa. Na Escócia, ele é chamado, o Laird. O Laird do castelo tem o direito de propriedade e autoridade, que detém a chave para tudo – aquele que dominou todas as forças que controla e está perfeitamente à vontade em todas as situações que encontra. Paulo diz que Cristo é aquele que conquistou essa posição porque ele se entregou sem hesitação e sem reservas a tudo o que estava envolvido na mente de Cristo, aquela atitude de seu próprio coração que o levou primeiro à mortalidade, depois à ignomínia e finalmente a inigualável glória.

O resultado é paz! Você vê como esta foto é desenhada para nós? Aqui está o fim da história: todo joelho a se dobrar, toda língua confessando, toda voz unida atribuindo louvor a ele acima de todo o universo criado. Se você quiser completar a imagem, leia os capítulos finais do livro de Apocalipse, e o capítulo 5, onde cada tribo e língua e povo e nação estão reunidos antes do trono cantar, 

“Digno é o Cordeiro que foi morto, para receber poder e riqueza e sabedoria e poder e honra e glória e bênção”, porque ele foi morto desde a fundação do mundo.

Esta é a palavra da paz e resulta da obra do nosso Senhor. Agora tudo isso é maravilhosamente verdadeiro, e tenho certeza que cada um de nós concorda com isso doutrinariamente. Mas o que eu estou tentando fazer aqui é, você concorda com isso em termos de seu relacionamento com os outros? Sua compreensão desse processo se traduz na experiência disso? A KJV diz: “Deixe esta mente estar em você, que também estava em Cristo Jesus”. O RSV diz que já temos isso, o que é confirmado na carta aos Coríntios, onde Paulo diz: “Temos a mente de Cristo”. Agora mostre! O lugar para fazer isso é quando você entra em desacordo com alguém. Essas pessoas foram divididas por conflitos, separando-se umas das outras, e foi nesse tipo de situação que Paulo veio com esse ministério tremendamente curativo baseado nessas duas ações:

É nesse tipo de situação que a mente de Cristo pretende operar hoje. Paulo está dizendo, deixe acontecer, ceda a isso. Ele não diz, busca a mente de Cristo, luta para conseguir isso, tenta imitá-lo. É assim que lemos. Ele está dizendo, você tem a mente de Cristo se você o tiver. Tudo o que ele é, está disponível para aquele que está disponível para ele. Temos que parar de resistir a ele. Aceite a posição que está envolvida na mente de Cristo. O resultado inevitável será a paz, porque Deus assume e nos leva ao terceiro passo final.

Se você estivesse segurando a porta fechada e eu quisesse entrar na sala e pedisse para você me deixar entrar, o que você faria? Você não iria parar de resistir, se afastar e abrir a porta e me deixar entrar? Isso é o que Paulo está dizendo aqui: deixe a mente de Cristo, envolvendo a renúncia de seus direitos e a disposição de aceitar ferimentos, romper sua vida. Aceite estas condições como a vontade de Deus para você. É por isso que você tem Cristo em você. Aceite a mágoa sem reclamar e, sem falhar, ele o levará à vitória e à paz. Você acredita nisso? Você só experimentará a mente de Cristo na medida em que a aceitar. Você está disposto a acreditar que dar os dois primeiros passos levará ao terceiro na briga que você está tendo com alguém agora? Se você não acredita, então não diga que o cristianismo não funciona, ou que ter Cristo não faz diferença. Você simplesmente não está usando o que está disponível para você.

Sei perfeitamente bem que nossa reação normal a maus tratos é sentir-se perturbada e zangada. Não se agrade se essa for sua reação imediata. Isso é simplesmente a inevitável reação humana, e torna-se a base da tentação de reagir com o mal, revidar, separar, criticar com palavras iradas, retaliar. É por isso que Paulo diz aos efésios: “Fique bravo, mas não peque”.

Nós não apenas sentimos a tentação de responder em atos pecaminosos, mas também sentimos a mente de Cristo pressionando nossa vontade. Você sabe disso, não você – aquela voz silenciosa e insistente do Espírito que diz a você, agora não insista em seus direitos. Não é tão importante. Suportar a mágoa de bom grado e de bom grado por causa da paz. Explique a situação se puder e tente resolver isso, mas se você não chegar a lugar algum, esqueça. Tome, pelo amor de Jesus, sem reclamar. Paulo está dizendo escute essa voz. Deixe esta mente que você tem em Cristo Jesus se apegar a ela. O resultado inevitável é que Deus opera sua vontade e seu caminho e você participará do senhorio de Cristo. Você não está sob as circunstâncias; tu és o senhor deles e vives em paz.

Lembro-me de uma das histórias que o Dr. Ironside contou quando viajei com ele que ilustra isso lindamente. Ele contou que entrara em uma cidade (acho que era Spokane, Washington), onde conhecia muitos cristãos com quem se conhecera e passara momentos maravilhosos, mas percebeu que um homem que antes atuara no grupo não estava lá. . Ele perguntou sobre ele e foi dito “Oh, ele pegou seu cavalo alto sobre algo e não vai mais vir”. Eles disseram que tentaram falar com ele e convencê-lo a voltar. Eles admitiram onde achavam que estavam errados e pediram para ser perdoados, mas ele não voltaria. Eles disseram que pensavam que ele era “apenas uma velha mula teimosa”, então o Dr. Ironside disse: “Bem, vou ver o que posso fazer”. 

Ele foi até a casa do homem, e quando ele subiu os degraus da frente e bateu na porta, ouviu a porta dos fundos bater. Em um momento a dona da casa veio até a porta. Ela cumprimentou-o calorosamente e convidou-o a entrar. Ele perguntou: “Seu marido está?” Ela parecia triste, mas disse: “Não, ele não está bem agora”. Dr. Ironside disse: “Oh, eu espero que ele volte. Eu só estou na cidade por um tempo e eu queria ter companheirismo com ele”. “Bem”, ela disse, “acho que sei onde ele está. Vou mandar uma das crianças. Talvez elas possam encontrá-lo.” Uma das crianças saiu pela porta dos fundos e com certeza o sujeito apareceu e o cumprimentou, um pouco distante, mas bastante quente. Eles se sentaram e conversaram sobre o que estava acontecendo. 

Finalmente, o Dr. Ironside disse: “Agora eu entendo que há alguma dificuldade entre você e os outros na igreja, e eu vim para ver se posso ser de alguma ajuda”. O rosto do homem ficou nublado e ele disse com raiva: “Bem, você não entende a situação. Eles se opõem completamente ao que é certo, e eu não vou defender isso. Quero meus direitos”. O Dr. Ironside disse: “Bem, irmão, antes de falarmos mais, vamos ler algumas escrituras juntos. Então ele se voltou para o segundo capítulo de Filipenses e leu:“ Tenha em você essa mente que também estava em Cristo Jesus ”. leia a descrição que Paulo dá da disposição de nosso Senhor de deixar tudo o que era seu por direito inerente como Deus, para assumir as limitações e fragilidades da humanidade.

Quando terminaram, o homem ficou sentado com as mãos sobre o rosto e depois da oração permaneceu assim. Finalmente, uma mão desceu, depois a outra, e ele disse: “Oh, eu fui uma velha mula teimosa”. Dr. Ironside disse: “Bem, isso é exatamente o que eles me disseram que você era”. Ele disse: “Já que ambos estão de acordo, você não deve ter problemas para ficar juntos”. E com certeza, eles se reuniram. Agora o que esse homem fez? Ele deixou a mente de Cristo transparecer. Ele desistiu de insistir em seus direitos. Ele reconheceu as acusações de outros, ele levou a dor e indignidade, e houve harmonia imediata como resultado.

Agora eu não sei se há ou não brigas entre vocês. Poderia ser. Mas esta mensagem não tem a intenção de simplesmente estimular nosso intelecto e mover nossas emoções para agradecer a Deus por sua graça em relação a nós, mas para ter o efeito prático entre nós que confio na igreja de Filipos quando esta carta foi lida para eles. Se você tem uma briga com alguém, e sua tentação é retirar ou interromper a comunhão e parar de falar com eles, então vem a exortação do Espírito para você: “Deixe esta mente estar em você, o que você tem em Cristo Jesus.” Ele desistiu de seus direitos e se humilhou até a morte na cruz, para que um dia pudesse ser o Senhor de todos, Mestre do universo.

Oração

Rezemos. Nosso santo Pai, pedimos que o Espírito possa aplicar essas palavras às situações práticas de nossas vidas. Se houver divisões entre maridos e esposas, pais e filhos, amigos e amigos, patrão e empregado, seja qual for o relacionamento distante, que nós, que temos a mente de Cristo, mostramos isso. Que possamos simplesmente ceder e deixar que nossas vontades teimosas aceitem as condições e nos tragam para a paz. Nós oramos em nome de Cristo. Um homem.

que-e-jesus

Quem é Jesus?