in

Por que rezar?

O ato de rezar, entenda.

E ele lhes contou uma parábola, no sentido de que eles deveriam sempre orar e não desanimar. Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem considerava o homem; e havia uma viúva naquela cidade que se aproximava dele e dizia: ‘Advinha contra o meu adversário’. Por um tempo ele recusou, mas depois ele disse para si mesmo: Embora eu não tema a Deus nem a respeito do homem, ainda vou vindicá-la, ou ela me esgotará por sua contínua vinda. E o Senhor disse: “Ouça o que o injusto juiz diz. E Deus não vindicará seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Ele vai demorar muito tempo sobre eles? Eu lhes digo, ele os vindicará rapidamente. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra? (Lucas 18: 1-8).

É significativo que esta palavra sobre a oração dos lábios de Jesus imediatamente siga o relato de Lucas de sua segunda vinda, a passagem paralela ao discurso das Oliveiras no Evangelho de Mateus. Nosso Senhor se move imediatamente de sua palavra sobre sua vinda a esta palavra concernente à oração, indicando a correlação direta entre vigilância e oração.

Este ensinamento sobre a oração emprega a metáfora do contraste. Todos nós estamos familiarizados com o modo vívido que a metáfora pode colocar a verdade diante de nós. A forma mais frequentemente utilizada é a comparação. Estamos continuamente usando isso, comparando uma coisa a outra. Às vezes, a comparação pode ser muito vívida, como, por exemplo, alguns dos símiles modernos: “tão nervoso quanto um gato de cauda longa em uma sala cheia de cadeiras de balanço”, ou “tão impotente quanto um tocador de trombone em uma cabine telefônica. ” Mas o contraste é uma maneira igualmente excelente de enfatizar a verdade e torná-la vívida, e essa é a forma que nosso Senhor emprega neste ensinamento sobre a oração.

Quando eu estava na faculdade, eu tinha um colega de quarto de um metro e oitenta de altura e pesava 265 libras. Mas seu apelido era “minúsculo”. Esta é uma forma frequente de contraste, chamando a atenção constante para uma característica marcante. Que pobre sujeito, possuidor de uma brilhante e sem pelos, não foi chamado de “Encaracolado” uma vez ou outra?

O tema da oração é trazido em foco pelo nosso Senhor através de três contrastes deliberados:

Em primeiro lugar, há um contraste de princípios. Lucas tem o cuidado de indicar o ponto que Jesus pretendia fazer. Ele diz: “Ele lhes contou uma parábola no sentido de que eles deveriam sempre orar e não desanimar”, ou, como o Rei James (Versão) diz “não desmaiar”. Aqui Jesus corajosamente nos confronta com uma escolha inescapável: devemos orar ou desmaiar, um ou outro. Ou aprendemos a clamar a um Pai invisível, que está sempre presente conosco, ou então devemos desanimar, desmaiar. Não resta mais nada para nós, a não ser reunir a melhor frente que pudermos e percorrer nossa vida sem fogo ou sem esperança. É um ou outro; não há alternativas.

Alguns podem desafiar isso. Eles dizem: “E essas pessoas que parecem encontrar muita alegria? Sem ser cristãos? Eles não descobriram uma maneira pela qual a vida pode ser significativa e excitante sem recorrer à oração ou à fé religiosa? “Talvez tal afirmação seja digna de algum breve exame, pelo menos”. Quem não viu essas pessoas e se perguntou se elas não encontraram alternativa, outra resposta? No entanto, quando observamos cuidadosamente, aqueles que parecem ter encontrado os segredos da vida, que parecem viver em um mundo excitante de aventura, romance e interesses externos, não somos frequentemente surpreendidos por evidências aparentemente súbitas. Inesperado pelo público em geral, de períodos de tremenda perda de ânimo, súbitas manifestações de desmaio, por exemplo, de homens como Ernest Hemingway, Jack London, e outros ídolos literários que por muitos anos pareceram ter capturado os segredos da vida intensa, mas que no final demonstraram que o tempo todo havia um desmaio interior, uma perda interior do coração. Há algo mais patético hoje do que o torturado tatear de milhões de pessoas freneticamente tentando encontrar vida? E não simplesmente os idosos, aqueles que tiveram sua vida e não têm mais nada, mas essa condição é encontrada com frequência entre os jovens, com a vida aparentemente se estendendo à frente deles, esperando para ser vivida.

Algum de nós ainda estou tremendamente, profundamente impressionado pelo testemunho da outra noite de três jovens que foram arrebatados como marcas do incêndio, do mundo do crime e da homossexualidade que é tão prevalente em nossos dias, e que nos deram tal revelação verdadeiramente realista do que é a vida nesse mundo.

Na semana passada, tive três jovens em meu estudo, todos com menos de vinte anos de idade, e cada um deles, à sua maneira, me expressou sua visão da vida. Cada um me dizia com palavras às vezes vacilantes, às vezes eloquente, que achara a vida sem graça e sem desafio. Todos os três estavam procurando uma luz para seguir, uma causa para viver. Não tendo sequer atingido a idade de vinte anos, a vida estava à frente deles, monótona, cinzenta e desinteressante, pouco convidativa.

Por quê? Esta não é a colheita de uma filosofia muito difundida hoje – a ideia de que vivemos em um universo impessoal, que nada mais é do que uma grande máquina sem remorso, obedecendo a leis implacáveis ​​em comparação com as quais nós criaturas humanas minúsculas não são nada mais que pigmeus transitórios? De onde surgiu essa ideia? Não vem da nossa entusiasta entronização de uma ciência agnóstica como deus? Claro, todos nós devemos muito à verdadeira ciência. Nossos vaidosos confortos e luxos, até mesmo nossas necessidades, chegam até nós por essa avenida. Mas a ciência está em grave perigo de ser exaltada aos olhos de muitos como um tipo de Deus. Nós construímos um altar para a ciência e queimamos incenso antes dele. Mas o problema com esse deus é que ele é oco, um deus que não tem coração, não tem entranhas de compaixão. A ciência não pode sentir rir ou mostrar compaixão. Só pode analisar e medir, dissecar, especular e pesar. E o universo que é visto através do olho de tal deus é igualmente impessoal, frio, implacável, distante.

O resultado é que temos em nossos dias, mais do que em qualquer outra época da história humana, uma geração que foi criada sem um Pai Celestial. A agonia que ouvimos não é senão o grito da perdição órfã. É por isso que os grandes pensadores que escrevem deste ponto de vista acabam inevitavelmente como pessimistas. Eles dão expressão ao que tem sido tão eloquentemente chamado de “a trágica sensação de vida”. Leia-o em Bertrand Russell e outros líderes do pensamento moderno. E não é o nosso contínuo carrossel louco de diversão e prazer apenas um anestésico que se destina a embotar a dor de um coração vazio? Jesus está certo quando diz que existem apenas duas alternativas: ou rezamos ou desmaiamos, um ou outro.

Além das coisas que a ciência pode medir pesar e analisar, além desse universo frio e impessoal que aparece ao nosso redor, Jesus diz, é o coração de um Pai. Ao nosso redor estão os braços de um Pai e devemos clamar a ele, pois em Cristo sua voz já nos chamou. Nós devemos responder como uma criança clamando ao pai dele. Pois, como uma criança, nem sempre sabemos o que há de errado conosco. Helmut Thielicke sugere que, às vezes, uma criança só pode olhar para a mãe com olhos grandes e atraentes e não pode dizer o que está errado, mas sua mãe geralmente sabe, pois ela fica no lugar certo. “Como um pai se compadece de seus filhos”, diz a Escritura, “assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103: 13 KJV) e clama a ele quando eles estão em apuros, embora possam gritar sobre o erro coisa. Mesmo assim,

Este é o ponto principal da história que Jesus conta, e é óbvio que ele pretendia um contraste de pessoas:

Antes de tudo, há a viúva e o juiz. O que é mais proverbialmente fraco e indefeso do que uma viúva? Qualquer escritor que queira retratar algum patife traidor para privar alguém de seu sustento normalmente mostra sua vítima como viúva. Em contraste com a viúva, há o juiz. Quem pode ser mais duro e inflexível do que um juiz e um juiz injusto, especialmente? Aqui está um velho duro e duro, egocêntrico, com um coração tão frio quanto o chão de um banheiro às duas horas da madrugada! E a viúva tem um perseguidor, alguém que a assediava, atormentando-a, dificultando a vida. Ela pediu ajuda, mas o juiz não se importou. Ele estava completamente indiferente aos pedidos dela, nada poderia alcançá-lo. Ele era um juiz sem Deus, então não havia sentido em apelar para ele em uma base moral, Não houve movimento de suas afeições com essa alavanca. E ele não se importava com o homem, de modo que não havia pressão política que pudesse influenciá-lo. Em vista da dureza de coração do juiz, o caso da viúva era absolutamente sem esperança. Nada que ela pudesse fazer moveria este homem para interceder em seu caso.

No entanto, Jesus disse, ela encontrou um caminho. Mulher, ela começou a tornar a vida totalmente miserável para ele. Ela não lhe deu descanso dia e noite. Ela estava continuamente diante de sua corte, perseguindo-o, assediando-o, atormentando-o até que finalmente o juiz foi forçado a agir. Ele concedeu o pedido dela e ela conseguiu o que precisava! Bem aqui está o ponto principal da história. O que é Jesus depois? Ele está simplesmente indicando que esta viúva encontrou o segredo de lidar com juízes relutantes! Ela descobriu, em outras palavras, a chave do poder. Ela encontrou o único princípio sobre o qual até mesmo um juiz relutante agiria, apesar de suas formidáveis ​​defesas. Agora, diz Jesus, a oração é o princípio contrário que é a chave para o Pai-coração de Deus. A pressão persistente era a chave para esse juiz iníquo, a oração perpétua é a chave para a atividade de Deus.

Quando, como a viúva, a vida nos parece sem esperança e sem utilidade, quando somos vítimas de forças maiores do que podemos (e quem de nós não sentiu a vida como sendo isto?), Quando não aparecem aberturas na vida. Parede de pressão que nos toca, quando não há resposta para os problemas inevitáveis ​​diante de nós e não há um fim à vista, mas certa falha de perda, Jesus diz que há uma saída. Há um caminho para o lugar do poder, há um caminho para uma certa solução dos nossos problemas, há uma resposta à pressão insuportável. É a resposta da oração; de simplesmente clamar a um Deus que não podemos ver, mas em quem podemos descansar, um Pai com o coração de um pai e a terna compaixão de um pai e a vontade de agir de um pai. A oração, diz ele, sempre agita o coração de Deus, sempre move Deus para agir.

Obviamente, há outro contraste pretendido aqui, pois Jesus particularmente diz que Deus não é como o juiz injusto, que ele não vai atrasar uma resposta às nossas orações, que ele não exige um contínuo espancamento para levá-lo a se mover.

“Ouça o que o injusto juiz diz. E Deus não vindicará seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Será que ele demorará muito sobre eles? Eu lhes digo, eles os vincularam rapidamente.” (Lucas 18: 6b-8a RSV)

Às vezes é ensinado que Jesus está aqui encorajando o que é chamado de “oração prevalecente”, que é muitas vezes outra maneira de descrever uma tentativa de empunhar a Deus, de não dar paz a ele, até recebermos o pedido que desejamos. Esta é uma atitude absolutamente não bíblica e totalmente anticristã na oração.

Alguns anos atrás, um artigo apareceu no jornal sobre um homem que anunciou estar preocupado com as condições do mundo, particularmente sobre as condições morais neste país, e havia decidido jejuar e orar até que Deus enviasse um grande despertar um avivamento arrebatador para corrigir a situação. Degeneração moral do dia. Ele anunciou que continuaria até a morte, se necessário, esperando que Deus se movesse. Os jornais publicaram a história dia após dia. Sua força começou a falhar e ele ficou cada vez mais fraco e, finalmente, confinado à sua cama. Os boletins eram emitidos todos os dias depois de sua condição. Ele era evidentemente um homem de determinação incomum, pois a maioria de nós teria desistido após o terceiro dia e se contentado com um bom bife, mas esse homem não o fez. Ele continuou com seu jejum até que ele realmente morreu.

Isso era realmente oração? Não, não era! Foi uma tentativa de chantagear a Deus. Este homem estava segurando sua própria vida como uma pistola para a cabeça de Deus e exigindo todo o seu dinheiro! Ele estava insistindo que Deus seguisse seus termos e de acordo com seu cronograma. Isso não é oração.

Jesus diz que Deus não é um Deus injusto exigindo que nós o persuadamos, lutemos e o persuadamos a se mover. Ele não está relutante. Não, a oração é sempre o grito de uma criança amada ao pai, e frequentemente é o grito de uma criança perdida que não conhece seu caminho, que está perdida em bosques escuros, com barulhos no mato, barulhos estranhos e assustadores. A criança pode gritar para ser conduzida a uma estrada aberta ou para ficar em casa na cama ou pelo menos para ver uma luz a distância, para que ele possa conhecer o seu caminho, e essa oração, aquela oração em particular nem sempre é respondida dessa maneira, porque Deus é um Pai e, como Jesus disse em outro lugar, ele já sabe o que precisamos antes de orarmos. Paulo nos lembra que não sabemos do que precisamos, não sabemos por que orar, esse é o nosso problema, mas Deus sabe. O Pai sabe e, por ser pai, sabe que ainda não é hora de responder dessa maneira particular ou que é a melhor coisa a fazer, ou às vezes até o possível, sob as circunstâncias. Não, é verdade que a resposta pode, de fato, demorar muito, mas não há atraso algum em uma resposta à nossa oração. Isto é o que Jesus está dizendo, que quando clamamos, há imediatamente uma resposta, sem demora, rapidamente Deus corre em socorro, no socorro de seu filho. A resposta é o aperto da mão do Pai sobre a nossa, o conforto tranquilo da voz de um Pai, a certeza da presença do Pai, embora a floresta ainda esteja escura e os ruídos ainda mais altos.

“E Deus não vindicará seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Será que ele demorará muito sobre eles? Eu lhes digo, eles os vincularam rapidamente.” (Lucas 18: 7-8a RSV)

Jesus termina sua história com uma palavra súbita que vem como um terceiro contraste, o contraste da prática.

“Não obstante, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18: 8b RSV)

Observe Jesus não diz: “Quando o Filho do homem vier, ele não encontrará fé na terra”, nem ele dirá: “Quando o Filho do homem vier, ele encontrará fé na terra”. Ele deixa como uma pergunta pendurada no ar, incerta, sem resposta. Mas não há dúvida sobre uma coisa neste relato, e essa é a fidelidade do Filho do homem. Toda a dúvida está na última parte da sentença. Ele não diz: “Se o filho do homem vem”, mas “quando”, pois isso é uma coisa absolutamente certa. Não repousa sobre o homem, sua fidelidade ou sua falta de fé, repousa apenas sobre a escolha soberana de Deus, e todos os processos da história estão fazendo com que isso aconteça. Não há a menor dúvida de que Deus está pronto para fazer exatamente o que ele diz que fará em qualquer circunstância, a qualquer momento. Não há com ele nenhuma sombra de virada, ele não faz acepção de pessoas, não há divisões ou discriminações entre os homens com ele, absolutamente nenhuma. Deus é totalmente fiel. É o homem que levanta as dúvidas.

Afinal de contas, o que está por trás desse clamor frenético que encontramos hoje depois dos dons do Espírito Santo, essas reuniões que são realizadas para orar por poder ou por línguas ou por avivamento ou por alguma outra coisa? Não é realmente uma tentativa sutil de chantagear a Deus ou, pelo menos, de culpá-lo por nossas fraquezas? Não estamos dizendo: “Senhor, o problema é que você não nos deu tudo o que precisamos”. Você não nos disponibilizou tudo. Você está se segurando, você está relutante, você dá, mas com má vontade e muitas vezes não nos dá o que nos falta, se tivéssemos isso, poderíamos trabalhar para você. “Jesus está dizendo: Não, não, isso não é verdade”. Não é justo colocar o ônus sobre ele, pois Deus é totalmente fiel. Não há nada faltando do seu lado, nunca houve. Mas, ele diz, deixe-me fazer esta pergunta, é possível? Não é remotamente possível que os homens prefiram fraqueza ao poder, que preferem a ansiedade à paz, um frenesi para descansar, dúvida à confiança, medo à fé ou malícia ao amor. É possível que, quando o Filho do homem vier, ele não encontre fé na terra?

Observe como ele coloca isso? Ele não diz: “Quando o Filho do homem vier, ele encontrará homens orando?” Não, é “Quando o Filho do homem vier, encontrará fé?” porque a oração é expressa pela fé. A verdadeira oração não é pedir ou bajular um Deus relutante, nunca! Isso nunca é oração! A oração é acreditar, a oração é fé, a oração é agradecer em vez de reclamar, a confiança em vez de tentar, a alegria, a aceitação, a apropriação, a recepção – isso é oração.

“Bem”, alguém diz, “em vista disso, se há um pai lá fora, e ele está ansioso para dar e sabe do que precisamos, e especialmente porque estamos tão aptos a orar de maneira errada, por que se incomodar em orar? Por que ele não nos dá apenas sem oração? ” Essa é uma objeção que é frequentemente levantada, e a resposta é que o propósito da oração é nos levar a uma compreensão do programa e do propósito do Pai. Todos nós conhecemos casais que pararam de falar um com o outro. Tal casamento é uma união em desintegração, é um relacionamento morto, a ruína sombria de um amor que uma vez esteve lá, mas agora se foi. Relacionamentos vivos exigem discursos, devem ser expressos, deve haver intercâmbio, deve haver um fluxo de palavras para que seja um relacionamento vivo, frutífero e vital.

Assim, a oração é uma necessidade absoluta e vital no intercâmbio do coração de uma criança com o Pai. É por isso que Jesus fez a pergunta. Quando ele vier, ele encontrará homens exercendo este abençoado privilégio? Será que ele vai encontrá-los se expressando, derramando tudo sem parada ou impedimento, ao Pai? Expressando os ressentimentos, bem como as alegrias, as queixas, os sentimentos do coração em seus humores mais profundos, tudo, tudo, derramado sobre ele – ele encontrará homens assim? Essa é a verdadeira expressão da fé e falhar nisso é inevitavelmente parar de falar com Deus e começar a falar sobre Deus.

Quando os homens falam de Deus, em vez de com Deus, estão manifestando uma fé deteriorada, pois o propósito de toda a fé é nos trazer um contato vital, direto e vital com Deus. A marca de uma religião decadente é invariavelmente que os homens estão profundamente envolvidos na discussão sobre Deus, muitas vezes em linguagem muito culta, empregando frases esotéricas e gastando horas em extensos debates teológicos sobre a natureza e o caráter de Deus. Mas como Lutero muito apropriadamente colocou, “Você que manifesta uma preocupação com a religião, por que você não ora?”

Oração

Pai nosso, estas palavras de nosso Senhor Jesus nos tornaram conscientes da falta de fé em nossas vidas. Nós clamamos agora a você em nossa fraqueza e falha em exercer fé e dizer, ó Pai, ensina-nos a orar. Ensina-nos a sermos homens e mulheres que dependem continuamente de ti, que estão a derramar-te todos os aspectos da nossa vida sem impedimentos, sem reservas, contando-te todas as coisas e ouvindo-te de todas as coisas. Em nome de Jesus, amém.

 

O-começar-é-uma-palavra-familiar-em-nossos-lábios

O começar é uma palavra familiar em nossos lábios

A natureza da oração