in

Oração Padrão

Qual é a oração padrão?

Temos observado a vida de oração de nosso Senhor Jesus através dos olhos de um discípulo anônimo que estava observando-o orar. Enquanto olhamos juntos para Jesus rezando, espero que tenha nos roubado, como aconteceu com este discípulo sem nome, a convicção de que a oração era o segredo desta incrível vida, que era ao mesmo tempo o aspecto mais natural e mais necessário de sua vida. existência. Espero também que cada um de nós tenha ecoado e esteja ecoando ainda hoje o clamor urgente e clamoroso deste discípulo: “Senhor, ensina-nos a orar”.

Em resposta a esse pedido, Jesus deu-lhes o que é chamado de Modelo de Oração . Temos um relato muito breve disso em Lucas 11, Vers. 2-4.

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome. teu reino vem. Dá-nos a cada dia nosso pão de cada dia; e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos perdoamos a todos os que estão em dívida conosco; e não nos deixeis cair em tentação “(Lucas 11: 2-4)

Você notará que isso é um pouco diferente da forma mais familiar em Mateus, que foi, sem dúvida, proferida em outra ocasião. (Jesus freqüentemente repetia algumas das grandes verdades que ele deu durante o seu ministério.) Em qualquer forma, a oração do Pai Nosso é grande o suficiente e grande o suficiente para abranger toda a nossa vida. É como um poderoso arco-íris que abrange nossos anos desde o nascimento até a morte e reúne em uma todas as cores variadas de nossas vidas.

Esta oração cai em duas divisões bastante óbvias, destacadas pelo uso de dois pronomes: A primeira parte centra-se em Deus, usando o pronome thy: “Venha o teu reino. Santificado seja o teu nome”. A segunda parte diz respeito ao homem e aqui o pronome nos ocorre: “Dê-nos nosso pão de cada dia; perdoe-nos nossos pecados; não nos deixe cair em tentação”.

No momento, vamos nos limitar às primeiras três elocuções que se centralizam em torno da pessoa, caráter e ser de Deus. Não é por acaso, tenho certeza, que Jesus invariavelmente coloca a oração nesta forma. Ele coloca as coisas concernentes a Deus primeiro. Certamente isso expõe uma fraqueza fatal em nossas próprias orações, que freqüentemente começam com a gente. Não é este o nosso problema? Nós nos apressamos quase imediatamente a uma série de petições imploráveis ​​que têm a ver com nossos problemas, nossas necessidades e nossas irritações, e isso serve para concentrar nossa atenção no que já está nos incomodando e aumentar nossa consciência de nossa falta. Talvez seja essa a razão pela qual freqüentemente acabamos mais deprimidos ou mais frustrados do que quando começamos. Mas Jesus nos mostra outro caminho. Nós devemos começar com Deus. Devemos dar um olhar lento, calmo e reconfortante para ele. a sua grandeza e a sua vontade de dar, a sua paciência incansável e amor incansável. Então, é claro, a primeira coisa que recebemos em oração é um espírito calmo e não há necessidade de mergulharmos em pânico em uma enxurrada de palavras.

É por isso que essa oração padrão começa com uma palavra de relacionamento “Pai”. Gostaria de salientar que é “pai”, não “papai-o”! Há uma reverência sobre a palavra pai que é totalmente ausente em algumas expressões modernas de paternidade e certamente esta é a nota que nosso Senhor pretende que capturemos quando começamos nosso estudo nesta oração. É essencial saber a quem estamos orando. Nós não somos, quando chegamos à oração, falando de Deus. Não estamos nos engajando em um diálogo teológico. Estamos conversando com Deus. Nós vamos conversar com ele diretamente e então é muito essencial que entendamos com quem estamos falando. Nosso Senhor reúne tudo nesta palavra maravilhosamente expressiva e diz que a verdadeira oração deve começar com um conceito de Deus como Pai .

Imediatamente isso elimina vários outros conceitos. Mostra-nos que a oração, a oração real, nunca deve ser dirigida ao Presidente da Comissão de Bem-Estar e Socorro. Às vezes nossas orações assumem esse aspecto. Chegamos esperando um folheto. Queremos que algo seja colocado em nossas mãos, algo que achamos que precisamos e, ao fazermos um apelo, apenas preenchemos os formulários corretamente prescritos.

A oração também não é dirigida ao chefe do Bureau of Investigation. Nunca é para ser meramente uma confissão de nossos erros, com a esperança de que possamos nos lançar à mercê da corte. Também não é um apelo ao Secretário do Tesouro, uma espécie de banqueiro internacional genial que esperamos ter interesse em financiar nossos projetos. A oração é para um Pai com o coração de um pai, o amor de um pai e a força de um pai, e a primeira e mais verdadeira nota de oração deve ser o nosso reconhecimento de que chegamos a esse tipo de pai. Nós devemos ouvi-lo e vir até ele quando criança, com confiança e simplicidade e com toda a franqueza de uma criança, caso contrário não é oração.

Alguém apontou que essa palavra pai responde a todas as questões filosóficas sobre a natureza de Deus. Um pai é uma pessoa, portanto Deus não é uma força cega por trás do maquinário inescrutável do universo. Um pai é capaz de ouvir e Deus não é simplesmente um ser impessoal, alheio a todos os nossos problemas e problemas. E acima de tudo, um pai é predisposto pelo seu amor e relacionamento para dar um ouvido atento e cuidadoso ao que seu filho diz. Deus é assim. De um pai, uma criança pode certamente esperar uma resposta. Nosso Senhor continua a nos ensinar mais sobre como é um pai na parábola que segue esta oração, e a questão é que Deus está interessado no que temos a dizer. Pode-se esperar, portanto, que um pai responda a nós.

Não somos apenas para nos dirigir a Deus como Pai , isto é, simplesmente levar a palavra aos nossos lábios, mas devemos crer que ele é um Pai, pois tudo que Deus coloca à disposição da humanidade deve sempre chegar até nós através da fé, deve sempre operar em nossas vidas através da crença. A crença invariavelmente envolve um compromisso real da vontade, um movimento da parte mais profunda da nossa natureza. Portanto, quando chegamos à oração, se começarmos nos dirigindo a Deus como “Deus Todo Poderoso”, ou “Criador Terrível”, ou “Fundamento de todo ser”, isso trai nossa ignorância fatal ou incredulidade. A maior autoridade na oração diz que Deus é um pai!

Alguém sugeriu que podemos combinar os extremos da persuasão teológica evidente em nosso país hoje com esta oração: “Que o Fundamento de Nosso Ser vos abençoe de verdade”. Tal oração é absurda, claro. Quando chego em casa, não quero que meus filhos me encontrem com admiração e digam: “Ó grande e terrível pastor da Igreja da Península da Bíblia, seja bem-vindo em casa”. Seria um insulto ao meu pai-coração. Eu quero que meus filhos me recebam como pai. Nunca é oração até que reconheçamos que estamos chegando a um paciente e terno pai. Essa é a primeira nota na oração verdadeira.

O segundo é o da rendição: “Santificado seja o teu nome”. Tenho certeza de que esta é a petição que faz com que os hipócritas saiam da maioria de nós. Pois podemos dizer “Pai” com sinceridade grata, mas quando oramos “santificado seja o teu nome”, dizemos isto com o conhecimento culpado que, enquanto oramos, há áreas da nossa vida em que seu nome não é santificado e em que, além disso, não queremos que seja santificado. Quando dizemos “Santificado pelo teu nome”, estamos orando: “Que toda a minha vida seja uma fonte de prazer para você e que seja uma honra para o nome que eu tenho, que é o seu nome. Santificado seja o seu nome ” É a mesma coisa que encontramos naquela oração de Davi no final de um dos seus grandes salmos: “Que as palavras da minha boca e as meditações do meu coração sejam aceitáveis ​​aos teus olhos, ó Senhor,

O problema é que nós freqüentemente sabemos que existem grandes áreas da nossa vida que não são santificadas. Existem certos monopólios que reservamos para nós mesmos, áreas privilegiadas que não queremos nos render, onde o nome de nosso chefe ou o nome de nossa namorada ou algum outro querido significa mais para nós do que o nome de Deus. Mas quando oramos isso, se oramos em qualquer grau de sinceridade, franqueza ou honestidade, estamos orando: “Senhor, eu abro para você cada armário, eu estou levando todos os esqueletos para você examinar. Santificado seja o teu nome ” Não pode haver qualquer contato com Deus, qualquer toque real de seu poder, qualquer experiência genuína da gloriosa fragrância e maravilha de Deus em ação na vida humana até que oremos verdadeiramente, e o segundo requisito da verdadeira oração é que digamos “santificado seja Seu nome.”

Mas não estamos apenas conscientes de que em cada um de nós há áreas onde o nome de Deus não é santificado, onde ele não pode escrever seu nome, mas também estamos conscientes de que nenhum de nós pode tornar nossas vidas assim, que não Não importa como podemos tentar organizar todas as áreas de nossas vidas para agradá-lo, há uma fraqueza fatal, uma falha que de alguma forma nos faz errar o alvo. Mesmo quando nos esforçamos, nos vemos impossibilitados de fazer isso. Mas você notará que esta oração não é expressa simplesmente como uma confissão ou uma expressão de arrependimento ao Pai. Não devemos orar com tanta frequência que oramos: “Pai, ajuda-me a ser bom” ou “Ajuda-me a ser melhor”. Não é notável que durante todo esse padrão de oração, não uma vez você já encontrou uma expressão de desejo de ajuda na santificação da vida? Aquilo que é tanto nossa preocupação, e tanto a preocupação das Escrituras, nunca é refletido nesta oração. Não, Jesus desviou totalmente nossa atenção de nós mesmos para o Pai. Esta frase, “santificado seja o teu nome” é realmente um grito de confiança desamparada, em que estamos simplesmente de pé e dizendo: “Pai, não só eu sei que existem áreas em minha vida onde o teu nome não é santificado, mas eu saiba também que só você pode santificá-los, e estou disposto a simplesmente ficar parado e deixá-lo ser o Santo que realmente será o primeiro em minha vida ”. Quando oramos dessa maneira, descobrimos que o resto vem por si mesmo, por assim dizer. Jesus desviou totalmente nossa atenção de nós mesmos para o Pai. Esta frase, “santificado seja o teu nome” é realmente um grito de confiança desamparada, em que estamos simplesmente de pé e dizendo: “Pai, não só eu sei que existem áreas em minha vida onde o teu nome não é santificado, mas eu saiba também que só você pode santificá-los, e estou disposto a simplesmente ficar parado e deixá-lo ser o Santo que realmente será o primeiro em minha vida ”. Quando oramos dessa maneira, descobrimos que o resto vem por si mesmo, por assim dizer. Jesus desviou totalmente nossa atenção de nós mesmos para o Pai. Esta frase, “santificado seja o teu nome” é realmente um grito de confiança desamparada, em que estamos simplesmente de pé e dizendo: “Pai, não só eu sei que existem áreas em minha vida onde o teu nome não é santificado, mas eu saiba também que só você pode santificá-los, e estou disposto a simplesmente ficar parado e deixá-lo ser o Santo que realmente será o primeiro em minha vida ”. Quando oramos dessa maneira, descobrimos que o resto vem por si mesmo, por assim dizer.

O homem que deixa Deus ser seu Senhor e se rende a ele é atraído espontaneamente para um grande processo de aprendizado e se torna uma pessoa diferente. Martinho Lutero disse uma vez: “Você não comanda uma pedra que esteja deitada ao sol para se aquecer. Ela será quente por si mesma.” Quando dizemos: “Pai, não existe uma área da minha vida que eu não esteja disposta a deixar você falar comigo, não há nenhuma área que eu me esconda de você, minha vida sexual, minha vida profissional, minha vida social , minha vida escolar, meus tempos de recreação, meus períodos de férias, “isso está dizendo:” Santificado seja o teu nome. ” Quando oramos dessa maneira, descobrimos que Deus vai entrar nos escuros armários de nossa vida, onde o odor às vezes é demais, até mesmo para nos erguermos e limpá-los, endireitá-los e torná-los adequados à sua morada. “Se andarmos na luz”

O terceiro grito de oração verdadeira, novamente preocupado com Deus, é um grito de esperança: “Venha o teu reino”. Agora isso pode ser um suspiro para o céu. Quem de nós não fica com saudades do céu de vez em quando, ansiando por estar livre da monotonia desconcertante da vida e de experimentar a glória que lemos na Bíblia? Ou isso pode ser, como deveria ser, um céu chorar para vir à Terra. Isto é, “venha o teu reino”, significando que os reinos deste mundo se tornem os reinos do nosso Senhor e do seu Cristo. Isto é o que nós cantamos no hino, Jesus reinará ,

Jesus reinará onde o sol
corre Suas sucessivas jornadas;
Seu reino estende-se de costa a costa,
Até as luas devem crescer e diminuir não mais.

Há muito nas Escrituras sobre isto, e quem de nós não se cansa da insensibilidade repugnante da guerra e pobreza, e miséria e desespero humano, e anseia por aquele dia vir quando Deus reinará em justiça sobre toda a terra?

Mas acho que essa oração é mais que isso. É mais do que um olhar longo e melancólico para o futuro, seja na Terra ou fora da Terra. É um clamor que a vontade de Deus possa ser feita através e através do sangue, suor e lágrimas da vida, agora mesmo. Isto é, “Teu reino vem através do que eu estou passando neste exato momento.” Isso é o que esta oração significa. As Escrituras nos revelam uma verdade que o homem nunca conheceria por si mesmo, mas que se torna auto-evidente quando olhamos para a vida através das lentes da Palavra de Deus, e isso é que Deus constrói seu reino em segredo, por assim dizer. Quando é menos evidente que ele está no trabalho, este é frequentemente o momento em que ele está realizando mais. Quando estamos menos conscientes do seu trabalho, olhando para trás, vemos que este foi o momento em que ele estava fazendo o trabalho mais extenso de todos. Por trás do andaime da tragédia e do desespero, Deus freqüentemente ergue seu império de amor e glória. Nessas provações, dificuldades, decepções, desgostos e desastres, quando pensamos que Deus está em silêncio, e fomos abandonados, quando sentimos que Deus removeu sua mão e não sentimos mais a amizade de sua presença, Deus frequentemente está realizando a maior coisas de todos.

Há alguns dias sentei-me com um jovem que me contou a história de sua vida. Ele passara por um terrível acidente que lhe deixara uma marca física, mas um casamento desfeito provocara uma cicatriz ainda mais profunda. Ele havia sido criado em um ambiente eclesiástico e, antes que algumas dessas coisas acontecessem, sua perspectiva era de julgamento de justiça dos outros, uma espécie de desdém piedoso daqueles que não podiam se manter livres de problemas ou problemas. Mas ele disse: “Você sabe, a humilhação do meu divórcio acabou com a minha atitude hipócrita. Eu sei que nunca teria chegado à minha atual alegria e compreensão do propósito de Deus se eu não tivesse me divorciado. estatística.” É por esses caminhos que Deus constrói seu reino.

Que mistério glorioso é este!

Deus se move de uma forma misteriosa
Suas maravilhas para executar;
Ele planta Seus passos no mar
E cavalga sobre a tempestade.

Vós santos temerosos, coragem renovada;
As nuvens tanto temem
Estão cheias de misericórdias,
e se partirão Em bênçãos ao redor da tua cabeça.

Existe alguma liturgia ou ritual da igreja que diga isso mais eloquentemente a nós do que a Ceia do Senhor? Aqui nos reunimos para o partir do pão e beber vinho, cada um dos quais é um símbolo da dor, angústia e tristeza, e a amarga e amarga morte que nosso Senhor passou. Mas, como Cowper escreve,

Profundamente em minas insondáveis
De habilidade que nunca falha
Ele estima seus projetos brilhantes,
E trabalha Sua vontade soberana.

Das trevas Deus lança luz, do desespero, esperança. Da morte vem a ressurreição. Você não pode ter ressurreição sem morte, esperança sem desespero ou luz sem escuridão. Por meio da derrota, o reino de Deus nasce nos corações humanos. Isto é o que esta oração significa.

“Oh, Senhor, eu sou apenas uma criancinha. Eu não entendo os mistérios da vida. Eu não os conheço no mundo dos homens, mas Senhor, eu oro para que através destas mesmas circunstâncias em que agora me encontro, através destes problemas presentes, estas lutas atuais, venha o teu reino “.

O elemento transmutador é a oração, simples infantil, confiante, que surge da necessidade indefesa de uma criança tocar o coração de um pai.

Oração

Pai, com que freqüência entendemos mal a vida mesmo que você tenha estado tão longe para nos mostrar os segredos dela. Quantas vezes, papai, nos rebelamos em algum ressentimento insensato contra você e seu trabalho em nossa vida? Quantas vezes nos afastamos em desgosto, desespero ou amargura? E, no entanto, nós também não vimos que através destas horas de ressentimento e queima vergonha e amargura, você tem trabalhado no amor para nos ensinar a verdade e nos trazer para uma compreensão da realidade, para nos trazer de volta ao seu coração amoroso. . Senhor, nós oramos esta grande oração que Jesus nos ensinou a orar, Pai santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Em nome de Jesus, amém.

 

Como Jesus orou

Quando os sonhos se realizam