in

A natureza da oração

Nessa parábola, nosso Senhor não menciona palavras sobre a necessidade da oração. Ele coloca isso muito claramente: os homens devem orar ou desmaiar; Não há outra escolha.

Ele também contou essa parábola a alguns que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu se levantou e orou assim consigo mesmo”. Deus, eu te agradeço que não sou como os outros homens, extorqui dores, injustos, adúlteros, nem mesmo como este coletor de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, dou o dízimo de tudo o que recebo. Mas o cobrador de impostos, de pé longe, nem sequer levantava os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Deus, seja misericordioso comigo pecador!’ Eu vos digo que este homem desceu justificado em sua casa em vez do outro, pois todo o que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado ”. (Lucas 18: 9-14 RSV)

Nosso estudo, encontrado no décimo oitavo capítulo de Lucas, segue a passagem da parábola da viúva importuna.

Nessa parábola, nosso Senhor não menciona palavras sobre a necessidade da oração. Ele coloca isso muito claramente: os homens devem orar ou desmaiar; Não há outra escolha. Se estamos orando, então não estamos desmaiando. Se estamos desmaiando, não importa o quanto pensemos de outra forma, não estamos orando, pois o Senhor o coloca em uma base de um ou outro.

A questão para cada um dos nossos corações é: estou desmaiando? Estou perdendo a audição? A vida para mim é monótona, sem brilho e superficial, toda a superfície e sem profundidade? Estou entediado, não desafiado, derrotado? Se assim for, não estamos orando. Mas você diz, eu estou rezando. Oro trinta minutos todas as manhãs e dez minutos todas as noites e sou mesmo um dos poucos que saem fielmente na quarta-feira à noite para a reunião de oração, mas ainda assim a vida não é satisfatória para mim. Eu não estou realmente vivendo. Ou talvez você esteja entre aqueles de nós que devem pendurar nossas cabeças quando o assunto da oração é levantado. Em honestidade, devemos dizer que há muito pouca oração em nossa vida. Achamos difícil ir em oração e é fácil esquecer ou encontrar outra coisa para fazer.

Neste ponto, seria muito fácil para mim trovejar em você com uma campanha destinada a colocar mais oração em sua vida. Eu poderia, suponho, trazer algumas das grandes armas da Escritura e cortá-lo impiedosamente do meu ponto de vista, seis pés acima de críticas bem-sucedidas, e deixar você agonizando em uma chaminé de convicção sangrenta. Talvez então alguns de vocês possam ir embora resolvidos a se esforçar mais para colocar mais orações em sua vida. E se o fizesse, tenho certeza de que não demoraria muito para que você soubesse, como talvez já seja, que essa não é a resposta, que realmente nada mudou. Agendar mais tempo para a oração não é necessariamente a resposta.

É possível que nosso Senhor esteja errado aqui (como alguns de nós podem inconscientemente estar pensando) quando ele diz, ou reza ou desmaia! É realmente um grande problema? Não estamos rezando e ainda assim desmaiamos? O problema não é que precisamos mais do mesmo tipo de oração que estamos acostumados. Se a nossa vida é de embotamento e monotonia, não é que precisamos agendar em nossos momentos ocupados mais tempo para a oração. Quando precisamos desesperadamente fazer é descobrir a verdadeira natureza da oração. Pois a oração verdadeira não é uma coisa difícil. É natural, instintivo e vem facilmente. Esse tipo de oração, Jesus diz, é a chave para o poder e a glória de Deus.

Ele se esforça muito para apontar na parábola precedente que Deus não é como o juiz injusto de quem ele fala. Deus não demora em responder a oração. Ele não arrasta os calcanhares e faz ouvidos surdos. Ele não precisa ser persuadido pela pressão, alguma forma de piquete do trono de Deus. Mas a verdadeira oração é, no entanto, o único canal que o homem tem para a ânsia de Deus em nos ajudar e abençoar. Portanto, Jesus passa diretamente desta discussão da necessidade de oração, na parábola da importunada viúva, à parábola do fariseu e do publicano, onde ele ensina a natureza da oração autêntica. Essas duas parábolas devem ser consideradas juntas.

Poderíamos chamar isso de parábola. A parábola dos dois rezadores começa com estas palavras: “Dois homens subiram ao templo para orar”. O objetivo de nosso Senhor ao contar essa parábola não é ilustrar o que é justiça própria, embora isso esteja certamente envolvido, mas ele ainda está no assunto da oração e está nos dizendo o que é a verdadeira oração. Além disso, a estrutura dessa parábola, como a outra, é de contraste. Nosso Senhor está ensinando a verdade, colocando-a ao lado do erro, e, como vemos o erro, podemos, por contraste, entender e compreender a verdade.

O fariseu, nessa pequena parábola, era um homem de oração. Ele reza com frequência e pontualmente, sem nunca perder. Ele era fiel em oração, mas sua oração estava totalmente errada. O publicano, por outro lado, não está acostumado a orar. Ele é raramente encontrado nos pátios do templo. Isso tudo é novo para ele, mas sua oração é exatamente correta. Ao observarmos esses dois retratos, compreendamos as lições que Jesus pretende.

Ao observar o fariseu, aprendemos o que a oração não é. Nós aprendemos que há uma forma de oração que não é oração. Este homem assumiu a postura correta para a oração. Ele ficou de pé, disse Jesus, com os braços abertos e os olhos erguidos para o céu. Entre os judeus, essa era a postura prescrita para a oração. Mas, diz Jesus, ele orou assim consigo mesmo! Que impulso aguçado é esse! Ele não estava orando a Deus, ele estava orando para si mesmo! Não havia ninguém do outro lado da linha. Em outras palavras, essa oração foi uma perda total de tempo. Ele estava, talvez, fazendo o que alguns escritores modernos encorajam, dizendo que esta é a verdadeira natureza da oração, isto é, comunhão com o homem interior. Ele certamente não estava chegando mais alto! Ele não estava tocando em Deus; Nosso Senhor deixa claro esse ponto.

Agora, o que é esse ensinamento negativo sobre a oração? Primeiro, é claro que não é oração quando nos aproximamos de Deus, impressionados com nossas próprias virtudes. Este homem levantou-se e orou

“‘Deus, eu te agradeço que não sou como os outros homens, extorquidores, injustos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos …'” (Lucas 18:11)

Ele estava obviamente bem impressionado com o que ele achava que eram suas afirmações sobre a atenção de Deus. Este homem achava que Deus deveria ser agradecido por ter feito um espécime tão notável de humanidade, e se ninguém mais o fizesse, ele mesmo assumiria a tarefa; que um homem tão incomum não deve ser deixado sem ser reconhecido na face da terra. Nós rimos quando escutamos sua oração, mas não inconscientemente refletimos a mesma posição?

Por muitos anos, tornei quase um hobby escutar os cristãos orarem, inclusive eu. É frequentemente uma experiência muito divertida e, por vezes, muito triste. Não costumamos orar assim? “Senhor, você não virá e me ajudará a fazer essa tarefa?” Queremos dizer com isso: “Eu contribuirei com minha capacidade de organizar, minha capacidade de exercer liderança, meu talento para cantar ou falar, e então, Senhor, você derramará o pó mágico do poder do Espírito, e você e eu juntos desfrute de um grande sucesso “. Em outras palavras, seguimos a filosofia de orar: “Eu farei o meu melhor e deixarei que Deus faça o resto”. Não é que o excluamos e dizemos: “Eu posso fazer tudo”, mas nós dizemos: “Senhor, Eu tenho uma parte que eu posso contribuir que você precisa desesperadamente e estou disposto a investir meus dois centavos neste empreendimento se você fizer o resto. Você deve fazer algo, mas devo fazer algo também “.

Eu submeto a você que a maioria das orações cristãs são oradas desta base. Às vezes, a virtude que planejamos contribuir para o programa de Deus é a da humildade. Há uma espécie de farisaísmo inverso entre os cristãos, que é mais ou menos assim: “Graças a Deus, não sou tão orgulhoso quanto este fariseu”. E nós nos tornamos totalmente vil. Nós tomamos a posição oposta, nós balbuciamos continuamente sobre nossos defeitos e nossos pecados. Dizemos: “Senhor, eu sou um extorquidor, sou injusto, sou um adúltero, cometo fornicação duas vezes por semana, confesso. Não me engano, sou honesto o suficiente para admitir que sou um piolho ” E assim esperamos impressionar a Deus com nossa honestidade e nossa humildade. Infelizmente, essa forma piedosa de farisaísmo é encontrada freqüentemente entre os cristãos. Talvez não a tal ponto

Mas a verdade simples é que não temos virtudes próprias, absolutamente nenhuma. Não temos absolutamente nada para contribuir para a causa de Deus. Estamos orando por falência absoluta, se formos honestos conosco mesmos. Esquecemos que esses mesmos talentos com os quais nos identificamos, essas habilidades que temos para a liderança, para a fala ou para o canto, são em si dons de Deus.

Não é estranho como nos identificamos facilmente com nossas virtudes e negamos a identidade com nossas falhas? Nossas falhas culpamos todos os outros; nossos sucessos nós tomamos todo o crédito para.

Mas há tanto que nos esquecemos. Nós nos esquecemos da graça de proteção de Deus que nos salvou de algumas das coisas terríveis em que os outros caíram e para os quais nós olhamos para eles. Esquecemos que a única razão pela qual não estamos nos pés do pobre coitado, que foi culpado dessas coisas vis e repulsivas, é simplesmente porque nunca fomos expostos a eles. Temos certeza de que não teríamos caído também, se estivéssemos lá? Esquecemos algumas das coisas que estão realmente presentes em nossas vidas. Esquecemos nossas manipulações inteligentes, nossos enganos deliberados, nossas simpatias falsas, nossos arranjos comerciais duvidosos. Somos tão cuidadosos em lembrar nossos valores, nossas virtudes, nossos pontos positivos.

Como ficamos tão bem impressionados com nós mesmos? Como este fariseu, olhamos para baixo de nós mesmos. Ele se levantou e viu, com o canto do olho, aquele cobrador de impostos parado ali, e imediatamente isso o tornou virtuoso. “Senhor, eu te agradeço eu não sou assim. Eu não faço nenhuma dessas coisas.” Ele tinha tomado um ponto de vista que lhe permitia desprezar alguém. É sempre possível encontrar alguém que esteja mais abaixo na escala da moral humana do que nós, e que conforto eles são para os nossos corações! É por isso que amamos fofocar. O que mais explica esse prazer peculiar que sentimos em afundar nossos dentes na reputação de outra pessoa e beber os deliciosos petiscos de uma vida em deterioração? É simplesmente porque nos faz sentir superior. Nós nos deliciamos em deixar alguém de lado porque isso nos faz sentir mais virtuosos.

Este é o ponto terrível que Jesus está fazendo ao descrever o fariseu. Ele diz que quando oramos dessa base, quando nos aproximamos de Deus neste nível, como fazemos com tanta frequência, estamos orando com nós mesmos. Não há oração real, nossas palavras piedosas, nossas frases corretamente formuladas, nossa abordagem ortodoxa e completamente bíblica não tem valor algum. Estamos orando por obsessão com nossas próprias virtudes.

Além disso, Jesus diz que não é oração quando pedimos a ajuda de Deus por causa de nossas próprias realizações. Este fariseu disse que jejuou duas vezes por semana. Isso foi duas vezes mais do que o exigido pela lei. Ele deu dízimos de tudo o que conseguiu, e isso de novo foi mais do que a Lei exigia. Mas esse fariseu esperava que Deus agisse porque achava que Deus dificilmente poderia agir de outra maneira, tendo em vista o bom registro do serviço fiel que colocava diante dele.

E nós não oramos continuamente como se Deus nos devesse algo? Ouça a si mesmo orar: “Senhor, eu tenho ensinado fielmente esta aula da Escola Dominical por dez anos. Certamente agora, Senhor, você pode fazer algo por mim.” “Senhor, eu tenho tentado ser um bom pai cristão e fiz o meu melhor, agora, por favor, mantenha meus filhos longe do caminho, agora que eles entraram nesta difícil adolescência.” “Senhor, eu desisti tanto de você, agora me dê uma coisinha que eu peço de você.”

Obviamente, o fariseu ainda está muito conosco, não está? “Mas”, alguém diz, “Hebreus 6 não diz que Deus não é injusto para esquecer o nosso trabalho de amor?” Sim, é verdade, mas, se nos aproximamos de Deus com base nisso, entendemos mal a natureza da oração e perdemos a chave do poder de Deus.

Como é reveladora a história do velho casal de missionários que trabalhava na África há anos, nos dias em que Teddy Roosevelt era presidente dos Estados Unidos. Eles estavam voltando da África para Nova York para se aposentar. Eles não tinham pensão porque não pertenciam a nenhum conselho missionário. Sua saúde foi quebrada, eles foram derrotados, desencorajados e com medo. Quando desceram ao cais para embarcar no navio, descobriram, para seu espanto, que estavam no mesmo navio com Teddy Roosevelt, que voltava de uma de suas grandes expedições de caça. Eles foram a bordo do navio e ninguém prestou atenção a eles. Eles assistiram toda a tremenda fanfarra que acompanhou a chegada do presidente, como a banda tocava quando ele veio a bordo, e todos estavam ansiosos com a idéia de viajar no mesmo navio com o presidente dos Estados Unidos. Os passageiros estavam se posicionando em pontos de vantagem em todo o navio para ver se poderiam ter um vislumbre do grande homem.

Quando o navio atravessou o oceano, esse casal ficou cada vez mais desencorajado, especialmente o homem. Ele disse à sua esposa: “Querido, algo está errado. Por que devemos ter dado a vida em serviço fiel a Deus na África todos esses anos e ninguém se importa conosco. Aqui está um homem que esteve em um grande – caça ao jogo e quando ele volta, todo mundo o domina, mas ninguém dá a mínima para nós. ” Sua esposa disse: “Querido, você não deveria se sentir assim. Tente não ser amargo sobre isso.” Mas ele disse: “Eu não posso evitar, não posso evitar, não parece certo. Afinal, se Deus está governando este mundo, por que ele permite tal injustiça?”

Quando o barco se aproximou da costa americana, seu espírito tornou-se cada vez mais deprimido. Ele disse à esposa: “Aposto que, quando chegarmos a Nova York, haverá outra banda lá e mais fanfarra durante a sua chegada, mas não haverá ninguém para nos encontrar.” Com certeza, quando eles entraram, o navio atracou e uma banda estava esperando para cumprimentar o Presidente. O prefeito de Nova York estava lá e outros líderes da nação, e os jornais estavam cheios da chegada do presidente, mas ninguém disse uma palavra a esse casal missionário. Eles saíram do navio e encontraram um apartamento barato no lado leste, esperando no dia seguinte para ver o que poderiam fazer para ganhar a vida na cidade.

Mas naquela primeira noite o espírito do homem acabou de romper. Ele disse a sua esposa: “Eu não posso aceitar isso, não é justo, Deus não está nos tratando de forma justa. Por que devemos nos dar assim e não ter ninguém para nos encontrar, ninguém para nos ajudar, ninguém para cuidar Nós nem sabemos para onde ir. Se Deus é um Deus fiel, por que ele não atende a nossa necessidade e envia alguém? ” E sua esposa disse: “Querido, você não deve se sentir desse jeito, você simplesmente não deve, não está certo. Por que você não vai ao quarto e diz ao Senhor a coisa toda?”

Então ele entrou, e cerca de meia hora depois ele saiu de novo e seu rosto estava diferente, sua esposa podia ver. Ela disse: “Querida, o que aconteceu? Tudo é diferente, eu posso ver. Você se sente melhor, não é?” “Sim”, ele disse, “o Senhor resolveu isso comigo”. “Bem”, ela disse, “o que ele disse?” Ele disse: “Eu entrei e me ajoelhei ao lado da cama e derramei tudo para ele. Eu disse: ‘Senhor, não é justo. Nós demos nossas vidas, nós demos nosso sangue, suor e lágrimas na África nossa saúde está quebrada, não temos para onde ir. E eu disse a ele tudo – que amargurado eu era que o Presidente deveria receber essa tremenda acolhida por nada! Especialmente me senti amargurado com o retorno que recebeu quando ninguém nos encontrou quando voltamos para casa ”. Ele disse: “Você sabe,

É uma grande verdade, não é? Há recompensas para os crentes, mas não necessariamente aqui embaixo. As recompensas aqui têm a ver com o fortalecimento da vida interior, não o exterior. Devemos sempre nos considerar servos inúteis, tendo feito apenas aquilo que é nosso dever fazer. Não temos direito a Deus pelo serviço fiel, é apenas o que deveríamos ter feito. Não temos o direito de ir a ele em oração e exigir que ele responda porque fizemos isso ou aquilo ou outra coisa.

Jesus diz que quando um homem se levanta e lista suas realizações diante de Deus, ele não está orando. É de admirar, então, que tenhamos desmaiado? Não é possível que, depois de anos de oração, devamos agora perceber que nunca rezamos? Vamos dar uma olhada no publicano agora, para ver o que é a oração. Jesus disse que o coletor de impostos está de longe, ele nem sequer levanta os olhos, ele não assume a posição correta de oração, ele faz tudo errado. Quão totalmente sem importância são essas exterioridades da oração!

Anos atrás, Sam Walter Foss escreveu um poema expressando a falta de importância da postura da oração. Ele chamou isto, A oração de Cyrus Brown :

“A maneira correta de um homem orar”,
disse o diácono Lemuel Keyes
“E a única atitude adequada
é de joelhos”.

“Não, eu deveria dizer o caminho para orar”,
disse Revelação , disse o Doutor Wise,
“Está de pé, com os braços estendidos
E olhos arrebatados e arrebanhados”.

“Oh, não, não, não”,
disse o Élder Devagar.
Tal postura é muito orgulhosa.
“Um homem deve rezar com os olhos bem fechados
e a cabeça contritamente inclinada.”

“Parece-me que as mãos dele devem ser
austeramente entrelaçadas na frente
com os dois polegares apontando para o chão.”
Disse Revelationerend Doctor Blunt.

“Ano passado eu caí no poço de Hidgekin de
cabeça erguida “, disse Cyrus Brown,
“com os dois calcanhares grudados na
cabeça e com a cabeça baixa”.

E eu fiz uma oração e então,
A melhor oração que eu já disse,
A oração mais orante que eu já fiz,
A-standin ’em minha cabeça. ”

Quão plenamente isso captura o pensamento que nosso Senhor deixa conosco sobre o verdadeiro caráter da oração. Este homem entrou no templo e ficou com os olhos abaixados. Ele não assumiu a postura de oração, nem estava no lugar certo. Tudo o que ele podia fazer era bater no peito e dizer: “Deus, seja misericordioso comigo, um pecador”. Alguém chamou isso de “um telegrama sagrado”. Eu gosto disso: conciso, breve, direto ao ponto – mas é a verdadeira oração.

O que aprendemos sobre a oração deste homem? Não é óbvio que a oração verdadeira, a oração autêntica é uma consciência da nossa necessidade indefesa? Este homem viu-se no nível mais baixo possível, um pecador. Na verdade, a língua original é ainda mais forte. Ele diz: “Deus, seja misericordioso para comigo o pecador”. O pecador, o tipo muito inferior, o pior tipo. Ele acreditava que sem Deus ele não poderia fazer absolutamente nada para ajudar em sua posição. Eu sou um pecador, Senhor, isso é tudo que posso dizer. Eu não tenho mais nada para adicionar a ele.

Não é notável que ele não tente adicionar nada por mérito? Ele não diz: Deus seja misericordioso comigo, um pecador penitente. Ele foi penitente, mas ele não recomenda isso como base para a bênção de Deus. Ele não diz: “Deus seja misericordioso comigo, um pecador reformado. Eu serei diferente a partir de agora”. Tenho certeza de que ele fez diferente. Tenho certeza de que ele parou sua extorsão e trapaça e sua reportagem imprópria, mas ele não diz “um pecador reformado”, ele não insiste nisso. Ele nem mesmo diz: “Deus seja misericordioso comigo, um pecador sincero. Aqui estou, Senhor, disposto a lhe dizer a coisa toda. Certamente você não pode passar por honestidade assim.” De fato, ele nem mesmo diz: “Deus seja misericordioso comigo, pecador orante”. Ele joga tudo fora. Ele diz: “Senhor, eu não tenho nada para me apoiar, exceto você”.

Este homem reconheceu que havia coisas que ele poderia fazer, havia atividades que ele poderia realizar, ele estava vivendo com base em toda a sua vida. Mas ele também tinha chegado a uma conclusão de que o fazer deles novamente não seria nada mais do que a perpetuação do pecado, que para fazer qualquer coisa, mesmo as atividades normais de sua vida, ele precisava de Deus, ele simplesmente tinha que ter Deus !

Como ele veio a este lugar? Exatamente o reverso do fariseu. Ele não olhou para baixo em alguém abaixo dele, ele olhou para Deus. Ele julgou para cima, para Deus. Ele não viu ninguém além de Deus, ele não ouviu nada além do alto padrão de Deus: “Ame o Senhor teu Deus com todo o teu coração e toda a tua alma e toda tua força e toda tua mente” (Mateus 22:37, Lucas 10: 37 KJV). “Senhor, eu sou o pecador. Nunca serei melhor em mim mesmo, sou simplesmente um pecador. Preciso ter Deus, E tomando esse lugar tudo o que Deus tinha estava disponível para ele.”

Alguns de nós ouvimos recentemente uma ex-líder de gangue contar, de uma maneira simples e sem arte, a história de sua vida. Quão dramaticamente ela ilustrou essa verdade. Não há resposta para os terríveis problemas da delinquência juvenil, da imoralidade, do vício das drogas, da homossexualidade e de todas essas forças terríveis que se apoderam de vidas humanas, exceto para lançar-se totalmente sobre Deus e dizer: “Eu sou o pecador. “Nosso problema é que achamos que esse compromisso é apenas para uso emergencial”. Achamos que isso só está disponível quando nos deparamos com ele e não há mais nada a que recorrer. Parece que demoramos tanto para aprender que essa é a base normal de vida de Deus. Estamos sempre a perceber que não temos habilidades em nós mesmos. Nós nunca pretendíamos nos sentir adequados para enfrentar qualquer situação, além de Jesus Cristo. Oração, portanto,

Neste publicano, aprendemos uma segunda coisa sobre a verdadeira oração. A oração autêntica é sempre um reconhecimento da adequação divina. Este homem disse: “Deus seja misericordioso para comigo:” e esta é a verdadeira oração, seja oração por nós mesmos em nossa própria necessidade, ou oração por outro que em visão esteja de pé conosco. Nossa ajuda deve estar em Deus. Este homem procurou ajuda em nenhum outro lugar. Ele não disse: “Senhor, talvez este fariseu que está aqui possa me ajudar”. Não, ele disse: “Deus seja misericordioso comigo”. Naquela palavra seja misericordioso está escondida toda a maravilhosa história da vinda de Jesus Cristo, a cruz sangrenta e a ressurreição. Este homem usou uma palavra teológica que significa “ser propiciado a mim”, isto é, “tendo sua justiça satisfeita, Senhor, agora me mostre seu amor”. E ele acreditava que a misericórdia de Deus estava disponível, pois, Jesus disse, ele “foi à sua casa justificado”. Ele foi mudado, ele era diferente, ele foi feito inteiro. Ele pegou o que Deus disse e acreditou nele. E isso também é o que a oração é. A oração é mais do que pedir, a oração está tomando. A oração é mais do que suplicar, a oração é acreditar. A oração é mais do que palavras proferidas, é uma atitude mantida.

Quantas vezes por dia você tem necessidade? Quantas vezes você não tem? Esse é o número de vezes que você deveria estar orando! Sempre que há uma consciência da necessidade, esta é uma oportunidade para deixar o coração, o pensamento, a voz, qualquer que seja a forma que a oração possa tomar, levantar imediatamente para Deus e dizer: “Deus, seja misericordioso, Senhor, satisfaça esta necessidade. Espero, minha ajuda, meu tudo está em você para este momento “. Não importa se é apenas amarrar os seus sapatos ou lavar a louça, escrever uma carta, fazer um papel ou fazer um telefonema, seja qual for a necessidade, essa é a época para a oração.

Agora, a questão que encerro é esta, e eu perguntamos do meu próprio coração: Eu já orei alguma vez? Se for verdade, o que Jesus diz que a oração é o oposto do desmaio, por que acho minha vida cheia de desmaios? … Com a perda do coração? … Com desânimo, derrota? A resposta óbvia é que eu não tenho realmente orado, pois os dois são incompatíveis, eles não podem existir juntos, é um ou outro. Você já orou alguma vez? Você já orou realmente? Você já se lançou sobre uma vida de oração onde cada momento você está contando com Deus para satisfazer sua necessidade? Você vai esta manhã começar essa vida?

É aqui que Jesus nos deixa. Talvez pela primeira vez possamos dizer: “Senhor, seja misericordioso comigo, o pecador”. Mesmo depois de anos de vida cristã, podemos começar de novo e dizer: “Senhor, nesta manhã, ao sair deste lugar, deixe-me contar com sua fidelidade a mim, permita-me contar com sua disposição de estar em mim e trabalhar através de mim. para tornar minha vida tudo o que deveria ser. ”

Oração

Santo Padre ajuda-nos a levar estas palavras a sério esta manhã. Não se destinam apenas a nos entreter, ou mesmo a nos instruir, mas a mudar-nos, a nos libertar, a nos fazer viver, a nos desviar da fraqueza e da vacuidade e da esterilidade e da falta de fruto, para a verdade e a vida e a alegria e o calor e poder. Pedimos agora que cada um de nós possa, neste momento de silêncio, começar a viver uma vida de oração. Não temos outra ajuda, mas tu és totalmente adequado. Nisto nós descansamos. Em nome de Jesus. Um homem.

 

Por que rezar?

Como Jesus orou