in

Lá vem a noiva

Deus do céu e o Deus da terra, que você não obterá uma esposa para meu filho das filhas dos cananeus

Lá vem a noiva

Ele disse ao servo chefe em sua casa, aquele encarregado de tudo o que ele tinha, Coloque sua mão sob minha coxa. Eu quero que você jure pelo SENHOR, o Deus do céu e o Deus da terra, que você não obterá uma esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre as quais eu estou vivendo, mas irá para meu país e meu parentes próprios e arranjar uma esposa para o meu filho Isaac.Gênesis 24: 2-4

Se você ler este capítulo cuidadosamente, verá que o personagem central não é Rebeca, a noiva. Pouca de sua reação é registrada aqui; ela tem uma parte secundária. O holofote da história realmente segue o servo de Abraão, o personagem central. Esta é uma figura do trabalho do Espírito Santo. Mas lembre-se, o Espírito de Deus escolhe fazer Sua obra em grande parte através de homens e mulheres, através daqueles que são Seus. Isto é especialmente verdadeiro no trabalho de chamar um povo para o nome de Deus. Deus nos deu a responsabilidade e o privilégio de ser Seus instrumentos para chamar a Sua noiva do mundo. Então esta história se torna uma bela imagem de todo o processo de evangelismo pessoal.

O processo de trazer outros a Cristo começa com o comando de Deus Pai. A iniciativa aqui é com Abraão. Ele envia seu servo para fazer este trabalho e liga-o à tarefa com um juramento. Quando o servo coloca a mão sob a coxa de Abraão, ele está simplesmente praticando um costume oriental que reconhece que os lombos da coxa são a fonte da vida. Para o servo, era uma representação de estar preso num juramento solene.

Quando aplicamos isso à nossa própria situação e vemos Deus, o Pai, no lugar de Abraão aqui, Ele está pedindo a todo servo que se entregue a essa tarefa. O servo não tem nome aqui para que você e eu possamos colocar nossos nomes aqui. O Pai nos chama e nos manda ir e tomar uma esposa para o Seu Filho.

Esta não é uma opção para um crente em Jesus Cristo. Deus disse, não apenas da maneira que vemos aqui, mas também em declarações diretas na Palavra de Deus, que a obrigação repousa sobre os crentes para se entregarem à tarefa de alcançar outros para Jesus Cristo. Deus disse: Tome uma esposa para meu filho. E para este fim, o Espírito de Deus entrou em nossos corações para habitar. Todo o seu propósito de entrar na sua vida e na minha é que Ele pode ser o que Ele é e fazer o que Ele veio fazer. Nosso Senhor Jesus é aquele que habita dentro de nós, e nos é dito o que Ele veio fazer. Ele disse: Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido (Lucas 19:10). Se isto é o que Ele veio fazer, nós O acharemos fazendo isto em nossas vidas se nós dermos a Ele a oportunidade.

Senhor, ajude-me a ser receptivo ao Espírito de Deus enquanto Ele me conduz àqueles que Ele preparou para ouvir sobre o Seu Filho.

Aplicação para a vida

Reconhecemos e vivemos de acordo com nosso mandato como discípulos do Senhor Jesus? Somos receptivos ao estímulo do Espírito Santo?

Independência da Fé

Independência da Fé

O que está acontecendo?

O que está acontecendo?