in

O que está acontecendo?

Estamos chegando ao final do que foi um ano muito difícil, um dos mais conturbados deste século.

O que está acontecendo?

Estamos chegando ao final do que foi um ano muito difícil, um dos mais conturbados deste século. Os piores acidentes aéreos na história ocorreram durante o ano passado. O terrorismo tem sido excessivo em 1985. Na semana passada, ficamos sóbrios com a terrível matança de pessoas inocentes, incluindo crianças, nos aeroportos de Roma e Viena. A violência está aumentando e as forças da lei e da ordem parecem cada vez mais impotentes para controlá-la. Tudo isso nos faz pensar no que está se aproximando quando o século chega ao fim. Muitos, especialmente aqueles de nós que são pais e avós, se perguntam que tipo de mundo nossos filhos e netos herdarão. Vai continuar assim para sempre, piorando cada vez mais com o passar do tempo?

As respostas seculares a essa pergunta não são encorajadoras. A maioria dos comentaristas vê dificuldades crescentes e problemas à frente. As poucas previsões otimistas que ouvimos parecem tanto assobiar no escuro. Mas a resposta cristã, que é o que nos preocupa, é muito bem expressa em uma grande passagem do livro de Hebreus. O escritor diz: “Ainda não vemos todas as coisas submetidas ao homem” (Hebreus 2: 8). ). Isso é certamente verdade no nosso mundo hoje. Ele prossegue dizendo: “Mas vemos a Jesus coroado de glória e honra, embora por um pouco tenha sido feito inferior aos anjos, pelo sofrimento da morte, para que provasse a morte por todos os homens”, Hebreus 2: 9).

“Mas nós vemos Jesus”. Esse é o tema também desta seção em Isaías à qual chegamos esta manhã. O décimo primeiro e décimo segundo capítulos desta grande profecia vislumbra claramente a vinda do Messias. Todos os comentaristas judeus concordam que esta é uma passagem messiânica, embora eles não acreditem, é claro, que o Messias é como Jesus. Aqui estão as palavras de Isaías

Virá um rebento do tronco de Jessé, 
  e um ramo se originará das suas raízes. 
E o Espírito do Senhor repousará sobre ele, 
  o espírito de sabedoria e entendimento, 
  o espírito de conselho e poder, 
  o espírito de conhecimento e o temor do Senhor. 
E seu deleite será no temor do Senhor. 
Ele não julgará pelo que seus olhos vêem, 
  nem decidirá pelo que seus ouvidos ouvem; 
mas com justiça julgará os pobres 
  e decidirá com equidade os mansos da terra. (Isaías 11: 1-4a RSV)

Não é difícil para nós ver uma clara previsão do Senhor Jesus. Aqui, nestes versos de abertura, há um indício de que o Messias aparecerá na história de uma maneira muito obscura. Isso é sugerido por esta palavra: “Virá um broto do tronco de Jessé”. Como uma grande árvore que foi cortada, a ascendência de Jesus representada em Davi e seu pai Jesse foi reduzida à obscuridade e à insignificância. Mas a partir desse coto humilde surgirá um rebento, um único rebento, um homem que, como o profeta prossegue, será cheio do Espírito de Deus e fará uma grande obra na terra. Quando nosso Senhor é referido como “o filho de David” nos evangelhos, é sempre em termos de glória real, mas quando ele é chamado de “raiz de Jessé”, é uma referência ao seu começo humilde.

O profeta não apenas vê a ascendência de Jesus, mas o vê em seu ministério cheio do Espírito. “O Espírito do Senhor (do Senhor) repousará sobre ele”, diz ele. Esse Espírito consiste de seis espíritos (num total de sete): “o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria, o espírito de entendimento, o espírito de conselho, o espírito de poder, o espírito do conhecimento do Senhor e o temor do Senhor “. É impressionante que essa passagem corresponda ao candelabro judaico, a Menorá. Uma Menorá tem uma equipe central que se assemelha a essa palavra, “o Espírito do Senhor repousará sobre ele”. Ligada a essa equipe central estão três pares de faróis. Estes correspondem ao que temos nesta passagem. “O espírito da sabedoria e do conhecimento ou entendimento” estão ligados entre si; da mesma forma o “

Ao observar esses pares mais de perto, você pode ver que eles realmente descrevem Jesus de Nazaré. O primeiro par, “o espírito da sabedoria e do conhecimento”, fala de sua incrível percepção dos assuntos humanos. A sabedoria é o conhecimento da natureza das coisas, enquanto a compreensão é a consciência das diferenças entre elas. Quão claramente Jesus refletiu isso em seu ministério! Um dos símbolos da nossa época é o sofá do psiquiatra. Psiquiatras e psicólogos têm seus pacientes deitados em um sofá e fazem perguntas em um esforço para entender seus problemas. Talvez você tenha ouvido falar dos dois psiquiatras que se encontraram em um elevador. Um deles disse: “Você está bem. Como eu estou?” Isso sugere humorosamente a maneira como tentamos chegar a uma compreensão de nós mesmos e dos outros. Mas nosso Senhor nunca usou um sofá porque ele nunca teve que fazer perguntas. O evangelho de João diz: “Jesus não precisava que qualquer homem lhe dissesse o que havia no homem porque ele conhecia o homem”. Ele conhecia o pensamento hebreu e hebreu, o grego e o grego. Quando os dois vinham a ele, ele sempre lidava com eles de acordo com o modo como foram educados e ensinados.

Eu sempre apreciei esse maravilhoso primeiro capítulo do evangelho de João, que apresenta o relato de nosso Senhor chamando seus discípulos. Andrew foi o primeiro a ser chamado. Andrew, aquele homem astuto e cauteloso. Não admira que ele tenha se tornado o santo padroeiro da Escócia! Eu sempre penso nele como um escocês em um corpo judeu. Andrew era profundo e cauteloso, mas quando ele soltou houve uma explosão. É por isso que nomeamos a grande falha do terremoto que atravessa a Califórnia, a falha de San Andreas! De acordo com João, quando Jesus conheceu André, ele foi para casa com ele e passou o dia todo com ele. Demora tanto tempo para chegar a um homem como Andrew.

O irmão de Andrew, Peter, é bem diferente. Ele é ousado, impulsivo, ambicioso, sincero. Jesus disse-lhe: “O teu nome é Simão, mas serás chamado Pedro de pedra” (João 1:42). Impulsivo, instável, Simon queria ser uma rocha e nosso Senhor reconheceu imediatamente a fome de seu coração. Quando ele prometeu cumprir o sonho de Pedro, ele tinha seu homem.

Em seguida, Jesus “encontrou” Filipe. O tímido e mimado Philip nunca fala muito. Ele não encontrou Jesus, Jesus o encontrou. Olhando nos olhos de Filipe, ele disse duas palavras: “Segue-me” (João 1:43). Quando Filipe soube que Jesus o queria, ele ficou cativado pelo que viu.

O quarto discípulo a quem Jesus chamou, Natanael, ainda era diferente. Ele era do tipo sincero, de coração aberto, que acreditava que o que lhe foi dito. Jesus discerniu isso. É por isso que ele disse a respeito dele: “Eis um israelita em quem não há dolo” (João 1:47). Não havia falsidade nele. Quando nosso Senhor mostra a verdade da vida de cada homem sobre ele, cada um começa a se conhecer melhor do que nunca. Essa é a beleza desta previsão aqui em Isaías, que sobre ele descansará “o espírito de sabedoria e entendimento”.

O segundo par, “o espírito de conselho e poder”, fala de autoridade. O conselho é a capacidade de dar conselhos bons e corretos, enquanto o poder é a capacidade de ajudar a realizá-lo. Isto é descrito ainda mais completamente nas palavras do versículo três: “Ele não julgará pelo que seus olhos vêem, nem decidirá pelo que seus ouvidos ouvirão; mas com justiça julgará os pobres e decidirá com equidade os mansos do terra.” Que descrição maravilhosa de Jesus quando ele se encontrou com pessoas. Ele não julga Nicodemos, uma das maiores autoridades religiosas da nação, por suas palavras ou postura externas. Ele vê imediatamente que este homem não conhece virtualmente nada sobre a vida espiritual, então ele começa com o ABC e fala das coisas vitais que introduzem um ao reino de Deus. Ele falou da verdade que você nunca pode descobrir por poderes humanos. Ele descreveu como os anjos vivem, o que acontece depois da morte, como a oração funciona, como o diabo trabalha. Estes ele descreveu com plena autoridade. Ele não teve que estudar livros de referência, mas falou de tal maneira que os homens que o ouviam diziam: “Nenhum homem jamais falou como este homem” (João 7:46 KJV). Sim, sobre ele repousava “o espírito do conselho e do poder”.

O terceiro par, “o espírito do conhecimento e o temor do Senhor”, fala do relacionamento íntimo de nosso Senhor com o Pai. Fora disso flui a maravilhosa serenidade de sua vida. Ele nunca é pego de surpresa. Ele sempre parece ser o mestre da ocasião. Isso cresce a partir de sua plena consciência da mente de Deus. Ele disse em uma ocasião: “Você não o conhece, mas eu o conheço” (João 8:55). Ele veio para nos revelar a mente do Pai, a bondade, a compaixão, a veracidade e a fidelidade de Deus. Ao lermos o que ele disse, é óbvio que tudo surgiu do “conhecimento do Senhor e do temor do Senhor”. Isso não está falando de medo de que ele seja punido, mas de seu respeito reverente pelo Ser do Pai. Ele não quer desagradá-lo. “Eu faço sempre aquelas coisas que por favor eu ele”

Há alguns anos, encontrei uma declaração que senti descritivo do ministério de nosso Senhor a esse respeito. É intitulado Doze Coisas Que o Senhor Jesus Nunca Realizou . Que coisas notáveis ​​são:

Primeiro: “Ele nunca procurou conselho”. Ele nunca perguntou: “O que você acha disso?” Nós devemos fazer isso diariamente, mas ele não fez isso. Em segundo lugar, “ele nunca mudou de idéia”. Ele nunca disse: “Eu concordo que disse isso, mas tenho tido dúvidas sobre isso”. Até mesmo nossos maiores líderes devem admitir isso, mas Jesus nunca mudou de idéia.

Terceiro: “Ele nunca teve pressa”. Ele deve ter lido freqüentemente esse grande versículo no livro de Isaías: “Aquele que crê não precisa apressar-se”. Quarto: “Ele nunca mostrou medo pessoal”. Quando você teme o Senhor, você não teme nada mais. Lembre-se das palavras em Hebreus: “Nunca te deixarei, nem te desampararei; portanto, o que alguém pode fazer a mim?” (Hebreus 13: 5) Nosso Senhor nunca mostrou medo pessoal. Quinto: “Ele nunca cometeu um erro”. Ele nunca teve que dizer: “Eu fiz a coisa errada lá”.

E de seis a doze: “Ele nunca mostrou surpresa. Ele nunca foi derrotado em uma controvérsia. Ele nunca realizou um milagre egoísta. Ele nunca desconfiou de Deus. Ele nunca negou um bom pedido. Ele nunca confessou um pecado. Ele nunca se desculpou por nada. “

Quão plenamente estas palavras de Isaías se cumprem no ministério deste maravilhoso Homem da Galiléia! Sobre ele descansou, em toda a sua plenitude, “o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e conhecimento, de conselho e poder, e do conhecimento e temor do Senhor.” Assim, “Seu deleite será no temor do Senhor”.

No meio do verso 4 é outro daqueles saltos no tempo, arqueando através dos séculos ao tempo em que Jesus vem mais uma vez. Devemos ter isso em mente quando lemos este livro de Isaías e outros dos profetas também. O Antigo Testamento é escrito de forma a reunir as duas vindas de Jesus como se fossem uma. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, diz: “Os profetas falaram dos sofrimentos de Cristo e da glória que se seguiria” (1 Pedro 1:11 KJV). Mas eles não deram nenhuma indicação do grande vale do tempo que fica no meio. Os “sofrimentos” vieram em um período da história, a “glória que deveria seguir” virá em outro.

Isto é o que joga os judeus para fora em sua compreensão dessas profecias, e porque eles acham que Jesus não cumpriu as profecias do Messias. Essas profecias que falam de seu triunfo só devem ser cumpridas quando ele vier novamente. Devemos lembrar as palavras do Senhor aos seus discípulos, registradas no livro de Atos, quando lhe perguntaram: “Nesta ocasião, você restaurará o reino a Israel?” Atos 1: 6). Aqui está sua surpreendente resposta, que freqüentemente ignoramos: “Não é para você conhecer os tempos e as estações (desejo que muitos de nossos profetas modernos ouçam isso!) Que o Pai colocou em seu próprio poder, “Atos 1: 7). Ele não respondeu a pergunta deles porque não era para eles saberem. Assim, questões de tempo em relação à profecia são altamente indeterminadas.

Aqui, então, é um daqueles saltos no tempo. No meio deste verso, somos transportados para a época em que ele voltará, não como um curador gentil e amoroso e conselheiro dos homens, mas, como diz o profeta,

… ferirá a terra com a vara da sua boca, 
e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 
A justiça será o cinto da cintura 
e a fidelidade do cinto dos lombos. (Isaías 11: 4b-5 RSV)

Essa é uma imagem bem diferente de Jesus, ainda a ser cumprida. Essa “destruição da terra” é descrita em vários lugares nas Escrituras, principalmente no livro do Apocalipse. Aqui está o que João escreveu em sua grande visão, descrevendo claramente a mesma coisa que Isaías:

Então vi o céu aberto e eis um cavalo branco! Aquele que se sentou sobre ele é chamado Fiel e Verdadeiro, e na justiça ele julga e faz guerra. (Apocalipse 19:11)

Lembre-se de que Isaías dissera: “A retidão será o cinto de sua cintura e a fidelidade o cinto de seus lombos”. John continua

Seus olhos são como uma chama de fogo, e em sua cabeça há muitos diademas; e ele tem um nome inscrito que ninguém conhece além de si mesmo. Ele está vestido com um manto mergulhado em sangue [que fala de sua morte], e o nome pelo qual ele é chamado é a Palavra de Deus. (Apocalipse 19: 12-13 RSV)

De sua boca sai uma espada afiada com a qual ferir as nações, e ele as governará com uma vara de ferro [A própria frase tirada da profecia de Isaías]; Pisará o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Em seu manto e na coxa ele tem um nome inscrito, Rei dos reis e Senhor dos senhores. (Apocalipse 1: 15-16)

Tanto Isaías quanto João revelam que Jesus é a esperança deste mundo. Ele é o homem que os homens não podem esquecer.

Esta semana eu vi um anúncio para um livro recém-publicado, “Jesus Through the Century”. O escritor diz: “Independentemente do que alguém possa pensar ou acreditar pessoalmente nele, Jesus de Nazaré tem sido a figura dominante na história da cultura ocidental por quase vinte séculos. É do seu nascimento que a maioria da raça humana data seus calendários. É pelo nome dele que milhões amaldiçoam e, em seu nome, milhões rezam “.

O mundo não pode se esquecer de Jesus porque ele é o Senhor deste mundo. Ele é coroado de glória e honra e voltará, como diz Isaías, “para ferir a terra com a vara da sua boca”.

Muitas pessoas, especialmente muitos frequentadores da igreja, não gostam desta imagem de Jesus. Eles dizem: “Imagine descrever ‘gentis, Jesus manso e suave’, como governar com uma vara de ferro! Essas são idéias contraditórias. Essa imagem não corresponde ao caráter que ele manifestou.” Essa atitude revela uma tremenda ignorância da natureza da verdade. A verdade é sempre implacável. Não tolera erro:

A lista telefônica é implacável em sua recusa em tolerar erros. Não fornece uma lista de nomes e diz-lhe para escolher o seu próprio número. Você deve ligar exatamente para o número listado. Se você errar os dígitos, não conseguirá a pessoa que está tentando alcançar.

O IRS é muito implacável e estreito sobre a verdade. Eles não dizem para você adivinhar quanto você fez e deixá-los saber. Não, eles insistem que você dá a eles números exatos. Eles até mesmo checam você para que, se você não colocar tudo para baixo, você receba um telefonema que assusta a luz do dia viva de você. Eles se tornaram bastante intolerantes com isso.

O que este mundo precisa mais do que qualquer outra coisa, se assim posso dizer, é alguém que governará com uma vara de ferro, alguém que significará o que ele diz. Parece que estamos aflitos com uma pletora de políticos mal-humorados e burocratas covardes que se recusam a enfrentar os problemas. Acabamos de receber uma visão do congresso do Congresso sobre as questões do pagamento da dívida e da reforma tributária. Eles não farão nada sobre essas coisas críticas até que sejam forçados, porque não estão dispostos a enfrentar a verdade desagradável. Que alegria tremenda saber que está chegando Alguém que fará o que ele diz. Você pode contar com isso. Oh, para homens de ferro que querem dizer o que dizem e respaldam suas palavras com ações!

Alguém me perguntou esta manhã: “Se pro é o oposto de con, qual é o oposto do progresso?” A resposta, claro, é “Congresso”. Mas suponho que devemos ser gratos por pequenas misericórdias. Como Will Rogers disse: “Devemos ser gratos por não termos tanto governo quanto pagamos!” Que prazer é ler que há alguém vindo que governará a terra com retidão e fidelidade.

“A vara da sua boca” é a Palavra de Deus, especificamente a palavra da cruz, a cruz de Jesus que impiedosamente põe à morte o velho eu em nós. Foi dito que se Jesus participasse de qualquer conferência de paz hoje, ele poderia resolver os problemas do mundo com apenas três pequenas palavras: “Ame seus inimigos”. Todo mundo sabe que Jesus está certo. Se quisermos amar nossos inimigos, como ele nos diz, poderemos acabar com a corrida armamentista, destruir nossos instrumentos de morte e realizar todos os sonhos desses sinceros manifestantes pela paz que anseiam pela paz, mas não sabem como alcançá-la. Por que não podemos fazer isso? Nós sabemos porque. Há algo em todos nós que fica zangado quando somos atacados, que nos faz querer revidar e ficar quites. É o que produz os horríveis ciclos de assassinato, guerra, e saques que se repetem de século em século na história do homem. Nosso Senhor coloca isso à morte pela Palavra da Cruz.

O que é bom um médico que lhe diz que seu câncer não importa? Você quer um cirurgião com uma vontade resoluta e uma faca afiada para cortá-lo e se livrar dele. É isso que Isaías está prometendo. Está chegando Alguém que lidará com sinceridade, honestidade e integridade com o mal do homem. É por isso que ele está vindo para “ferir a terra”.

O que isso leva a? Isaías olha mais adiante, além do problema para o qual estamos nos dirigindo – registrado no livro do Apocalipse e em outros lugares. Ele vê que vem uma cena totalmente diferente, que ele descreve desta maneira:

O lobo habitará com o cordeiro, 
  e o leopardo deitar-se-á com o cabrito, 
e o bezerro e o leão e o animal cevado juntos, 
  e uma criancinha os guiará. 
A vaca e o urso devem se alimentar; 
  seus jovens se deitarão juntos; 
  e o leão comerá palha como o boi. 
A criança sugadora deve brincar sobre o buraco da áspide, 
  e a criança desmamada deverá colocar a mão na toca do víbora. 
Eles não devem ferir ou destruir 
  em todo o meu santo monte; 
porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, 
  como as águas cobrem o mar. (Isaías 11: 6-9 RSV)

Que imagem linda! Eis o momento em que os sonhos dos homens serão realizados, quando todos os anseios que se refletirem em manifestações pela paz e clamores pelo desarmamento terão seu cumprimento. Há uma fome profunda na humanidade por esse tipo de mundo, embora não saibamos como alcançá-lo. Mas vem alguém que sabe como. Então, até os animais perderão sua ferocidade e se deitarão um com o outro. Como vocês se sentiriam se você encontrasse seu filho brincando com uma cobra? Mas chegará a hora em que acontecerá, quando os animais perderem sua ferocidade uns contra os outros, quando o leão comer palha como o boi.

Algumas pessoas perguntam: “Isso é literal ou é apenas simbólico! Isso tudo é metáfora?” Alguns comentaristas dizem que esta é uma imagem da obra de Cristo nos corações humanos hoje. Eu acredito. Eu acredito que isso é uma metáfora, retratando a paz espiritual.

Penso nos anciãos da nossa igreja nesses termos. Um deles é como um leão; Ele ruge toda vez que você o atravessa. Outro é como um grande urso; Ele engole você quando entra em contato com ele. Outro é como um leopardo – sorrateiro. Nós até tivemos um chamado Wolfe. E aqui estava eu, um cordeiro manso no meio deles! Nossas reuniões de anciãos às vezes dão essa impressão, mas quando olhamos para o Senhor ele vem entre nós como um grande domador de leões. Então o leão se deita com o cordeiro, o lobo e o leopardo moram juntos e tudo dá certo. Isto é o que nosso Senhor tem poder para fazer nos corações humanos hoje. Ele pode curar controvérsias e trazer a paz entre os homens.

Mas também acredito que isso seja literal. Está chegando o dia em que a maldição será removida da terra. Paulo canta sobre um dia em que a criação será libertada de sua escravidão, chamando-a de dia da “manifestação dos filhos de Deus” (Romanos 8:19). Então a maldição será removida e toda a terra se romperá em um florescimento verdejante, algo que nunca vimos; quando “o deserto florescerá como a rosa”, como Isaías descreve no capítulo 35. Os animais perdem sua ferocidade e até mesmo os carnívoros voltam a comer grama, como na criação não caída.

Existem outras mudanças também. No restante deste capítulo e no capítulo 12, quatro vezes Isaías usa a frase “naquele dia”, versículo 10:

Naquele dia a raiz de Jessé permanecerá como estandarte [bandeira, símbolo] para os povos; ele procurará as nações, e suas moradas serão gloriosas. (Isaías 11:10 RSV)

Isso resume todas as previsões sobre a restauração de Jerusalém como o centro da terra. O Senhor Jesus reinará pessoalmente em Jerusalém. Ele mesmo é a bandeira que as nações devem procurar, “e suas moradas serão gloriosas”. É o templo milenar e a cidade redimida. No versículo 11, há outro uso da frase “naquele dia”:

Naquele dia o Senhor estenderá a mão ainda uma segunda vez para recuperar o remanescente que restou de seu povo (Isaías 11: 11a RSV)

A primeira vez foi quando ele os chamou do Egito. Alguns pensam que esta “segunda vez” está se referindo ao cativeiro babilônico, mas quando os israelitas voltaram da Babilônia eles ainda não eram um povo independente. Este será um momento em que eles estarão em sua própria terra como seus próprios governantes. Mas eles serão “um remanescente”. Essa palavra sempre significa crentes. Algumas pessoas perguntam hoje: “O retorno atual de Israel é o cumprimento desses versículos? Deus está chamando seus exilados?” Parece assim, se você ler, diz que eles virão,

… da Assíria, do Egito, de Pathros, da Etiópia, de Elam, de Sinar, de Hamate e das costas do mar. 
Ele levantará um estandarte para as nações 
  e reunirá os párias de Israel, 
e reunirá os dispersos de Judá 
  dos quatro cantos da terra. 
O ciúme de Efraim se retirará 
  e os que atormentarem a Judá serão desarraigados; 
Efraim não ficará com ciúmes de Judá, 
  e Judá não importunará a Efraim. (Isaías 11: 11b-13 RSV)

Ou seja, a divisão entre as dez tribos no norte e as duas no sul será curada e Israel estará em paz em sua própria terra. O presente retorno é esse? Não, claramente não. Esta passagem está falando sobre os crentes que estão reunidos de volta; o “remanescente” crente do povo. Apenas um punhado de judeus crentes retornaram em nossos dias. A maioria deles nem é religiosa. Israel hoje é um estado secular, embora seja necessário que esteja lá como uma preparação para estes dias, não é o cumprimento destes versos. Nem é a mão direta de Deus que os trouxe de volta das nações longínquas da terra como acontecerá naquele dia.

Quando eles vierem, eles vencerão seus inimigos. Verso 14:

Mas eles se precipitarão sobre os ombros dos filisteus no ocidente, 
  e juntos eles saquearão o povo do oriente. 
Estenderão a mão contra Edom e Moabe, 
  e os amonitas lhes obedecerão. (Isaías 11:14 RSV)

Moabe, Edom e os amonitas são nações peculiares nas Escrituras. Eles eram parentes, mas inimigos de Israel. Os edomitas são os descendentes de Esaú, irmão de Jacó; enquanto Moabe e Amom eram os filhos de Ló, sobrinho de Abraão. No entanto, apesar de serem relacionados, eles eram inimigos de longo prazo de Israel. Portanto, Deus disse: “Você não deve destruí-los”. Ele também tem um futuro para eles. Espiritualmente, fala de um inimigo que temos dentro de nós que está relacionado a nós, chamado “a carne” no Novo Testamento. “Naquele dia, mudanças geográficas ocorrerão também. Verso 15:

O Senhor destruirá totalmente 
  a língua do mar do Egito; (Isaías 11: 15a RSV)

Esta semana li um artigo científico sobre as placas tectônicas sobre as quais a Ásia e a África estão localizadas, que agora estão mudando. Os cientistas estão prevendo que se separarão em lugares e se juntarão em outros. “A língua do mar” é o Golfo de Suez que, de acordo com isto, desaparecerá; será literalmente “banido”.

e ele agitará a mão sobre o rio; (Isaías 11: 15b RSV)

Eu acho que é o Jordão, embora alguns o considerem o Eufrates. Quando Israel saiu do Egito, eles atravessaram o Mar Vermelho, atravessaram o Golfo de Suez e também atravessaram o rio Jordão.

… ele agitará a mão sobre o rio 
  com seu vento escaldante, 
e o ferirá em sete canais 
  que os homens podem atravessar a seco. 
E haverá uma estrada da Assíria [que é o atual país do Iraque] 
  para o remanescente que restou de seu povo, 
como havia para Israel 
  quando eles subiram da terra do Egito. (Isaías 11: 15b-16 RSV)

Existem algumas mudanças físicas nessa parte do mundo, localizada no Vale do Rift, uma das grandes lacunas naturais da crosta terrestre. Terremotos maciços estão fadados a acontecer no futuro, como o livro do Apocalipse descreve.

O capítulo 12 tem mais duas referências a “naquele dia”. Isso ainda faz parte da mesma visão do capítulo 11:

Você dirá naquele dia: 
“Eu darei graças a ti, ó Senhor, 
  pois , se tu estás zangado comigo, 
tua ira se dissolve 
  e tu me consolas.” (Isaías 12: 1 RSV)

Este é o cântico dos remidos de Israel, agora restaurado às misericórdias do Senhor,

“Eis que Deus é a minha salvação; 
  confiarei, e não terei medo; 
porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, 
  e ele se tornou a minha salvação.” (Isaías 12: 2 RSV)

Que quadro maravilhoso de um relacionamento ainda por vir para Israel! A primeira parte conclui com estas palavras:

Com alegria você tirará água dos poços da salvação. (Isaías 12: 3 RSV)

Imediatamente somos lembrados das palavras de Jesus para a mulher no poço de Samaria: “Se você acredita em mim, pode tirar de mim água viva e nunca mais terá sede” (João 4: 7-15). É uma imagem de tirar do Senhor a força emocional de que precisamos. Mas o que deve ser cumprido no futuro em Israel já está disponível para os crentes agora pelo Espírito, de quem podemos extrair as necessidades de nosso espírito. O antídoto para o medo é a fé; o antídoto para a depressão é a alegria do Senhor; o antídoto para a angústia da mente e do coração é a paz de espírito. Isso podemos tirar dele, quando “tiramos água dos poços da salvação”. O resultado final é que Israel irá proclamar isso em toda a terra:

E você dirá naquele dia: 
“Dê graças ao Senhor, 
  invoque o seu nome, 
dê a conhecer os seus feitos entre as nações, 
  proclamar que o seu nome é exaltado.

“Cantai louvores ao Senhor, porque ele tem feito gloriosamente; 
  que isto seja conhecido em toda a terra. 
Grite, e cante de alegria, ó morador de Sião, 
  pois é grande em seu meio o Santo de Israel.” (Isaías 12: 4: 6)

Isso nos leva à aplicação em nossas próprias vidas: se aprendemos a caminhar diariamente em comunhão com o “Santo de Israel”, nós também queremos “dar graças ao Senhor, invocar seu nome e tornar conhecidos”. suas ações entre as nações “.

Você já descobriu que “grande em seu meio é o Santo de Israel”? Um cristão descreveu sua experiência com estas palavras:

Uma canção na noite 

No calor do dia, 
  eu tenho Jesus. 
Para um descanso no caminho, 
  tenho Jesus. 
Na calma da manhã, 
  Quando um novo dia nasce, 
À meia-noite, 
Quando as nuvens escuras baixam, 
Para cada necessidade do meu coração, 
  eu tenho Jesus. 

Por toda a minha vida, 
  tenho Jesus. 
Meios clamor e contenda, 
  eu tenho Jesus. 
Para proteção contra o mal, 
  E todo alarme repentino, 
Por provisão para necessidade, 
Para o Seu Espírito liderar, 
Para cada momento que eu vivo, 
  eu tenho Jesus. 

Ele nunca partirá, 
  eu tenho Jesus. 
Para encontrar o dardo de Satanás, 
  eu tenho Jesus.
Ele segura minha mão fraca 
  E dá forças para ficar em pé, 
Ele derrama seu trono, 
uma graça abundante para si mesmo, 
Então eu canto e louvo 
  Jesus precioso! 

“Quão grande em seu meio é o Santo de Israel.”

Oração

Nosso gracioso Pai, agradecemos por estas palavras surpreendentes deste livro antigo. Com que precisão eles imaginam alguém que veio a significar mais do que tudo para nós. Agradecemos pela confirmação do Espírito aos nossos próprios corações que essas palavras podem ser cumpridas em nós também. Nós oramos pelos membros da nação de Israel hoje. Sabemos que está à frente deles e de todas as nações da terra, dias sombrios e atribulados, dias terríveis. No entanto, isso leva finalmente ao cumprimento dessas palavras graciosas, quando até os animais perdem a inimizade entre si e se deitam juntos, e uma criancinha os guia. Concede-nos que possamos descobrir a realidade dessas palavras em nossa própria vida pessoal, à medida que nos alimentamos do pão da vida e extraímos água dos poços da salvação. Nós oramos em nome de Jesus. Um homem.

Lá vem a noiva

Lá vem a noiva

que-e-jesus

Quem é Jesus?